Em função da pandemia, EASA alerta em SIB para eventos de obstrução de tomadas estáticas Pitot em aeronaves após estocagem, em 12.08.20


A agência de segurança européia EASA publicou um Boletim de Informação de Segurança (SIB – Safety Information Bulletin) para alertar operadores e organizações de manutenção para estarem cientes e atentos a possíveis problemas de obstrução de tomadas estáticas Pitot em aeronaves após estocagem, ou parqueamento prolongado e inatividade devido à pandemia Covid-19.

SIB nº 2020-14 tem data de 05/08/2020: https://ad.easa.europa.eu/ad/2020-14

A EASA aponta o que chama de “tendência alarmante” no número de reportes de indicações espúrias (não confiáveis) de velocidade e altitude no(s) primeiro(s) vôo(s) de aeronaves após a estocagem, por sistemas de dados atmosféricos contaminados. Isso levou a uma série de eventos de Decolagem Rejeitada (RTO – Rejected Take-Off) e Retorno de Vôo (IFTB – In-Flight Turn Back). A maioria dos eventos reportados está associada com a contaminação causando a obstrução da sonda e orifícios da porta estática de sistema Pitot, em alguns casos em sistemas múltiplos, mesmo quando as proteções foram instaladas para a estocagem de aeronaves.

O risco de tal contaminação foi majorado quando procedimentos de retirada/volta a serviço não foram aplicados de forma completa ou adequada no início, durante ou no final do período de estocagem.

A EASA recomenda que as organizações de manutenção sigam cuidadosamente as instruções de manutenção para limpeza e inspeção do sistema estático Pitot para o retorno ao serviço de aeronaves.

Boletim de Informação de Segurança (SIB – Safety Information Bulletin) nº 2020-14
O objeto do Boletim de Informação de Segurança (SIB – Safety Information Bulletin) nº 2020-14 é o problema de tomada Pitot estática após estocagem devido à pandemia Covid-19.

A aplicabilidade é para todas aeronaves que tenham sido ou estejam estocadas devido à pandemia Covid-19, e dirigida a organizações de gerenciamento de aeronavegabilidade continuada (CAMO – Continuing Airworthiness Management Organisation), organizações de manutenção aeronáutica (MO – maintenance organisation) e autoridades nacionais de aeronavegabilidades (NAA – National Airworthiness Authoritie) competentes.

Na descrição, a EASA preambula que a aviação mundial foi duramente atingida pela pandemia Covid -19 e que um número de aeronaves sem precedente foi parqueado (estocado). Esta situação causou severa pressão financeira em operadores aéreos, assim como para os seus provedores de serviços. Gradualmente, as restrições para viagens domésticas e entre países estão sendo revogadas e operadores estão se preparando para retomadas de vôos de passageiros. Este processo requer que, primeiramente, todas aeronaves que tenham sido estocadas e permanecido inativas por semanas ou até meses estão sendo recolocadas em condição aeronavegável.

A EASA constatou uma “tendência alarmante” no número de reportes de indicações espúrias (não confiáveis) de velocidade e altitude no(s) primeiro(s) vôo(s) de aeronaves após a estocagem, por sistemas de dados atmosféricos contaminados. Isso levou a uma série de eventos de Decolagem Rejeitada (RTO – Rejected Take-Off) e Retorno de Vôo (IFTB – In-Flight Turn Back). A maioria dos eventos reportados está associada com a contaminação causando a obstrução da sonda e orifícios da porta estática de sistema Pitot, em alguns casos em sistemas múltiplos, tal como por ingestão/impregnação de insetos (em alguns casos consistindo em ninhos), mesmo quando as proteções foram instaladas para a estocagem de aeronaves.

Os sistemas Pitot estáticos colhem informações de dados atmosféricos críticos ao vôo, sendo por isso muito importante que as instruções de manutenção de detentores de certificados Tipo e de aprovação de projetos sejam estritamente aplicadas. O planejamento cuidadoso e a aplicação de toda a manutenção necessária e dos recursos necessários pelas organizações responsáveis são essenciais.

Neste momento, a preocupação de segurança descrita neste SIB não é considerada uma condição insegura que justificaria a ação de emissão de Diretiva de Aeronavegabilidade (DA/AD) nos termos do Regulamento (UE) 748/2012, Parte 21.A.3B, nem da Diretiva de Segurança (SD) ação ao abrigo do Regulamento (UE) 965/2012, Anexo II, ARO.GEN.135 (c).

As recomendações no SB/Service Bulletin são endereçadas a CAMOs, MOs e NAAs.

As CAMOs e MOs são recomendadas de seguir cuidadosamente as instruções de manutenção para limpeza e inspeção do sistema pitot estático na preparação para retorno ao serviço da aeronave, incluindo orientações/recomendações novas e recentemente atualizadas de detentores de certificado Tipo e de aprovação de projeto.

Se houver suspeita de que pode haver contaminação do sistema de captura de dados externos/sondas estáticas Pitot, as CAMOs e MOs devem avaliar se as instruções de manutenção são adequadas à situação, entrando em contato com detentores de certificado Tipo e de aprovação de projeto, para obter mais instruções, como necessário.

CAMOs e MOs também são fortemente recomendadas de considerar a Orientação da EASA sobre “Retorno ao serviço de aeronaves do armazenamento em relação à pandemia” (Return to service of aircraft from storage in relation to the COVID-19 pandemic), de 21/07/20, em:
https://www.easa.europa.eu/document-library/general-publications/guidelines-return-service-aircraft-storage-relation-covid-19

As NAAs competentes são recomendados de informar, questionar, apoiar e monitorar as organizações sob sua supervisão no quesito de segurança e, conseqüentemente, adaptar sua supervisão para os aspectos acima, conforme necessário, durante essas circunstâncias particulares. [EL]