Líder Aviação marca presença na LABACE para destacar os produtos HondaJet – já detendo LoI para 30 jatos do novo modelo Echelon, em 08.08.24


Representante de vendas exclusiva da Honda Aircraft Company no Brasil, a Líder Aviação está promovendo o jato executivo leve HondaJet Elite II e o novo modelo Echelon (com projeto ora em desenvolvimento, com certificação Tipo pela FAA prevista em 2028) da fabricante japonesa na feira LABACE desta semana em São Paulo.

O articulista colaborador da mídia AIN  para a América do Sul, Richard Pedicini postou na cobertura da LABACE nota, no dia 07, com notícia que, como representante de vendas exclusiva da Honda Aircraft no Brasil, a Líder assinou ao momento Cartas de intenção (LoI) de aquisição de 30 jatos Echelon.

O novo modelo HondaJet concorre com a aeronave Phenom 300, da EMBRAER.  O alcance projetado de 2.700 MN do Echelon permitirá viagem sem escalas a partir de quaisquer dois pontos do Brasil, um alcance inigualável por outros de sua classe.

O principal gerente de vendas na Líder, Anderson Markiewicz, chamou a aeronave de “um jato leve com características de [jato] médio”.

Enquanto espera pela certificação do Echelon, a Líder segue negócio próspero de vendas de aeronaves usadas. “2022 foi um recorde histórico e, embora 2023 tenha diminuído, 2024 está em alta novamente”, disse Markiewicz para a AIN, observando que o mercado brasileiro de turboélices e jatos usados, “em 2022 foi duas vezes e meio o mercado em 2019”, ele confrontando pré-pandemia com pós-pandemia.

Até agora no ano, a Líder vendeu 10 aeronaves usadas e espera dobrar esse número ao final do ano para atingir o mesmo número de vendas de 2022.

No negócio de venda de aeronaves usadas (incluindo seminovas), a Líder opera inclusive em modelo desde a importação e nacionalização até a estruturação de financiamentos. A Líder divulga que comercializou mais de 1.000 aeronaves.

A CEO da Líder, Junia Hermot, explicou que embora a Líder já tenha representado outras fabricantes de aeronaves, a Bombardier mudou para um modelo de vendas diretas como o da EMBRAER. A Beechcraft foi adquirida pela Textron, que já é representada pela TAM AE.

Hermot afirmou que a diversificação da Líder em múltiplas áreas de negócio, que inclui também consultoria na compra de aeronaves e formação de pessoal técnico em parceria com a CAE, é útil em termos de flutuações na demanda.

Hermot  refere-se também ao negócio voltado para o setor de petróleo e o gás, atualmente o maior dos negócios da Líder. “Os outros também são muito grandes”, acrescentou Hermot, observando, quanto ao negócio de fretamento executivo, que seus aviões fretados costumam estar lotados.

No setor de treinamento de vôo, a Líder reconfigurou seus simuladores na CAE para atender à demanda brasileira por pilotos, com envio de pilotos para o EUA para instrução. Segundo Hermot, os simuladores geralmente funcionam em plena capacidade, sendo a disponibilidade de pilotos considerada um obstáculo ao crescimento tanto quanto à disponibilidade de aeronaves.

Pedicini destaca que quase todas as empresas brasileiras de aviação executiva operam em mais de um segmento. Tanto a Líder quanto sua rival TAM Aviação Executiva (TAM AE) também operam FBO (base de serviços de apoio a operadores aéreos em aeroportos), por exemplo.

Embora as vendas de aeronaves sejam a maior área de atuação da TAM AE, Markiewicz disse que a maior atuação da Líder é o suporte de helicópteros para o segmento offshore da indústria de petróleo e gás. Markiewicz explicou que a Líder mantém “uma espécie de muro da China entre as áreas” para evitar conflitos de interesse, e que não está envolvida nessas operações de vôo.

Conforme site da empresa, a Líder Aviação “possui a maior infraestrutura do país para oferecer soluções em operações de helicópteros”, abrangendo:
– transporte aéreo onshore e offshore para a cadeia produtiva de óleo e gás.
– inspeção aérea de linhas de transmissão e dutos.
– fretamento de vôos avulsos de helicópteros (vôo Spot/Ad-hoc).
– transporte de carga externa.
– transporte aeromédico.

A CAE Líder Training do Brasil, joint venture formada pela Líder Aviação e CAE – líder mundial de simuladores de aeronaves – oferece no Brasil o melhor treinamento nos helicópteros Sikorsky S-76, S-92 e Leonardo AW 139. Os simuladores (Level D – FFS – Full Flight Simulator) estão instalados no Centro de Treinamento da CAE, próximo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e são considerados os mais modernos do mundo.

A atividade da aviação offshore de petróleo e gás continua crescendo no Brasil e o balanço da Líder mostra isso contabilmente, por mais de 70% da receita.

A operadora aeroportuária brasileira AENA está fazendo grandes mudanças no Aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo, para se preparar para o aumento do volume de passageiros de cias. aéreas do transporte comercial.

Por enquanto, o hangar da Líder em Congonhas conta com seu maior centro de manutenção e um elegante FBO que atende a maior cidade do país.

Muitas operadoras evitam responder perguntas sobre o futuro no aeroporto central paulistano, mas Hermot não se furta a comentar e informar: “Temos um contrato válido e estamos em negociações. Por enquanto, vamos ficar onde estamos”, disse Hermot para a AIN. O contrato é por mais dois anos e Hermot confirmou que AENA ofereceu uma localização em outro local do aeroporto. Embora uma eventual mudança fosse cara e inconveniente, Hermot foi clara ao concluir que “não corremos o risco de ter que sair de Congonhas”.

Em 2024, pela 19ª vez consecutiva, a Líder Aviação está presente na LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), feira da aviação considerada a maior da América Latina. Com organização da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), a LABACE é um evento fundamental para fortalecimento do setor de aviação executiva no Brasil, que é o segundo maior mercado do mundo com cerca de 20.167 aeronaves, ficando atrás apenas do EUA.

“A LABACE é sempre um evento importante para a Líder, pois é uma excelente oportunidade para estarmos com nossos clientes, reencontrarmos parceiros e gerarmos negócios”, comenta Hermont. “A empresa esteve presente em todas as edições do evento e este ano não será diferente. Estamos na expectativa de que mais uma vez seja uma feira de muitas oportunidades”, disse a executiva em julho, na confirmação da participação na feira da Líder. No evento, na condição de representante exclusiva da Honda Aircraft Company no Brasil, a Líder divulgou que destacaria o HondaJet como atração principal do seu estande, jato reconhecido por seu conforto, performance e tecnologia avançada. A Líder prevê receber aproximadamente 1.500 visitantes em seu estande durante os três dias de exposição.

Sendo a empresa de aviação mais longeva do Brasil (65 anos) e com o conceito One Stop Shop, a Líder oferece um portfólio de serviços completo, que compreendem:
– fretamento e gerenciamento de aeronaves.
– manutenção de aeronaves.
– compra e venda de aeronaves e peças.
– operações de helicópteros offshore.
– serviços de atendimento aeroportuário (FBO).
– venda de seguros aeronáuticos.
– treinamento para pilotos e mecânicos