Monomotor Cessna C210 roubado do aeródromo municipal de Novo Progresso (PA) é recuperado na Bolívia em menos de 12 horas, após pronta resposta da FAB, por meio dos protocolos NBDA (Normas Brasileiras de Defesa Aeroespacial) e a atuação do Adido Aeronáutico na Bolívia, em 13.09.25


Em nota no dia 12, a FAB divulgou que uma aeronave (avião monomotor) Cessna 210, roubada em Novo Progresso (PA), foi recuperada na Bolívia, em menos de 12 horas, após pronta resposta da FAB, por meio dos protocolos NBDA (Normas Brasileiras de Defesa Aeroespacial) e a atuação do Adido Aeronáutico na Bolívia.

Na noite de 10 de setembro de 2025, três criminosos armados invadiram o hangar do Aeroporto Municipal de Novo Progresso (PA) e, por volta das 04h41m (07:41Z)  de 11 de setembro, os invasores  decolaram com a aeronave (avião monomotor) Cessna 210.

Assim que notificado do roubo, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) – órgão da FAB responsável pela defesa aérea nacional – decolou um “caçador” EMBRAER A-29 “Super Tucano” para monitorar o espaço aéreo, e iniciou a apuração da ocorrência.

Em paralelo, foram acionados pela FAB os protocolos de defesa aeroespacial junto à  Força Aérea Boliviana.  E, no campo da diplomacia militar, a atuação do Adido Aeronáutico brasileiro na Bolívia agilizou a comunicação entre autoridades militares e policiais dos dois países, além de facilitar a interlocução com a empresa proprietária do avião.

O caso evidenciou dois pontos relevantes:
– a pronta atuação da FAB e a eficácia da diplomacia militar com os seus elos de coordenação.
– o monitoramento constante do espaço aéreo pelo COMAE garantiu uma resposta rápida e impediu que uma aeronave roubada seja empregada no tráfico internacional de drogas.

A  FAB reafirma seu compromisso com a soberania do espaço aéreo nacional, o combate a ilícitos transnacionais e o fortalecimento da cooperação com Forças Aéreas parceiras, como a Bolívia.

Na FIR Amazônica, com espaço inferior Classe G, Novo Progresso dista 535 MN a SW de Belém, e 149 MN a SE de Jacareacanga, e 175 MN a N-NE de Alta Floresta (MT). A 5,5 MN ao sul do centro urbano, em elevação de 753 pés, o principal aeródromo do município (SJNP), ora “privado” (anteriormente público-municipal) tem pista (17/35) de 30 x 1.300,5 m., de asfalto (PCN 22), aprovado para operação VFR diurna.

Ainda por ROTAER, no município estão registrados no cadastro aeroportuário outros 10 aeródromos (classificados como “Privados”):
– Fazenda Quatro Irmãos (SJ2M) – 37 MN a SW do centro urbano, em elevação de 922 pés, com pista (18/36) de 18 x 800 m., de cascalho (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– Grupo Rotta (SWRU) – 24 MN a SW-W do centro urbano, em elevação de 833 pés, com pista (01/19) de 18 x 850 m., de cascalho (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– Vale do Curuá (SDUA) – a 2 MN a leste do centro urbano, em elevação de 738 pés, com pista (09/27) de 20 x 700 m., de cascalho (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– Rancho Oliveira (SD9I) – a 3 MN a leste do centro urbano, em elevação de 833 pés, com pista (11/29) de 18 x 500 m., de terra (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– “Dr. Ivanor Alba” (SI8Z) – a 42 MN a SE do centro urbano, em elevação de 837 pés, com pista (09/27) de 18 x 700 m., de terra (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– Fazenda Realeza (SJ7P) – a 37 MN a SE-S do centro urbano, em elevação de 827 pés, com pista (18/36) de 20 x 1.100 m., de cascalho (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– Fazenda São Pedro (SJW9) – a 151 MN a S-SE do centro urbano, em elevação de 1.667 pés, com pista (12/30) de 18 x 1.100 m., de cascalho (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– Fazenda  Três Irmãos (SSIY) – a 141 MN a S-SW do centro urbano, em elevação de 948 pés, com pista (06/24) de 20 x 1.000 m., de terra (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– Fazenda Rancho Fundo (SN9S) – a 138 MN a SW do centro urbano, em elevação de 1.010 pés, com pista (06/24) de 18 x 1.200,3 m. de cascalho (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operação VFR diurna.
– Fazenda Pataca (SN9O) – a 141 MN a SW do centro urbano, em elevação de 1.010 pés, com pista (14/32) de 18 x 1.105,7 m. de terra (com piso resistente para aeronave com até 5.700 kg), aprovado para operações VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna.

Na região, a 140 MN a SE-S do centro de Novo Progresso, já no município de Guarantã do Norte, está implantada a Base Aérea da Serra do Cachimbo – CPBV – Campo de Provas Brigadeiro Veloso (SBCC), em elevação de 1.667 pés, com pista (12/30) de 45 x 2.599 m. de asfalto, para operação VFR diurna/noturna, com serviço de informação de vôo de aeródromo (AFIS).