Gulfstream G700 batendo recordes de vôo em meio à campanha de certificação, em 29.05.22


A Gulfstream Aerospace divulgou que o programa do seu novo modelo de jato cabine larga G700 segue correndo em ritmo constante o cronograma em direção à certificação da FAA. Até o momento, a frota de protótipos de teste G700 registrou mais de 2.800 horas, superando as expectativas – “… superou nossas expectativas de desempenho e conforto”, nas palavras de Mark Burns, o presidente da Gulfstream.

Burns apontou que o protótipo G700 como a aeronave de teste do padrão de produção, totalmente equipada, estabeleceu sete recordes internacionais voando entre par de cidades.

Além desta aeronave de teste do padrão de produção, totalmente equipada, a frota de protótipos de vôo inclui cinco aeronaves.

Um segundo G700 de produção totalmente equipado está programado para se juntar à frota de testes de vôo nos próximos meses. Esta aeronave em questão facilitarão uma avaliação mais aprofundada da flexibilidade e inovações que o G700 traz para a indústria, incluindo uma grande suíte com chuveiro e um novo sistema de iluminação de cabine circadiana.

O programa realizou com sucesso testes de fases críticas de vôo, incluindo expansão de envelope, vibração, estol aerodinâmico, comportamento/qualidade de vôo, sistemas de controle de vôo e testes de coleta de informações/dados de vôo, bem como testes de clima frio e de alta altitude, e todos os requisitos estruturais, em testes de resistência.

O motor turbofan Rolls Royce Pearl 700, que equipa o G700, é reportado com desempenho admirável. Colin Miller, vice-presidente sênior de inovação, engenharia e vôo da Gulfstream, afirma: “Os motores estão funcionando perfeitamente sem perder ritmo e são silenciosos com um empuxo muito elevado. Ele tem um bom desempenho, mesmo além da velocidade e altitude normais do envelope de operação”.

Os motores Pearl 700 são projetados para funcionar com uma variedade de combustíveis, incluindo convencional fóssil e combustível de aviação sustentável (SAF), com o qual a primeira aeronave de teste já operou sem anormalidades.

Até agora, as aeronaves de teste de vôo G700 atingiram uma velocidade máxima de MACH 0,99 e uma altitude máxima de 54.000 pés. Em altitudes de cruzeiro entre 41.000 e 51.000 pés, o G700 é projetado para ter um alcance de 7.500 MN voando a MACH 0,85 e 6.400 MN voando a MACH 0,90. A Gulfstream divulga que a aeronave – sob uma carga operacional de 8 passageiros, 4 tripulantes (POB 12) e conforme regras NBAA-IFR, para reserva de combustível – é capaz de decolar em distância de 6.250 pés (1.905 m.) e pousar em 2.500 pés (762 m.).

Com requisitos de certificação adicionais impostos pela FAA (atribuídos como da experiência derivada dos dois acidentes amplamente divulgados envolvendo aeronaves Boeing 737MAX), a Gulfstream estima que as primeiras entregas do G700 ocorrerão no segundo ou terceiro trimestre de 2023. [EL] – c/ fontes