Agrícola Cessna A188B desparece em vôo de traslado de Rondolândia para Colniza, no norte do MT, em 23.12.22
Fonte: g1 – 11/12/2022
Uma equipe da FAB/SALVAERO tenta localizar o piloto agrícola Maxsuel Lessa, de 37 anos, que está desaparecido desde final da tarde do dia 08 (quinta), em Rondolândia, localidade a 425 MN a noroeste de Cuiabá, na divisa do MT com RO (a 28 MN a leste de Ji-Paraná).
Junto da FAB, a partir de Campo Grande (MS), pilotos agrícolas de fazendas da região também ajudam nas buscas.
O mau tempo tem atrapalhado as buscas pelo avião.
O avião pilotado por Maxsuel está desaparecido após decolagem para seguir para uma fazenda distante 100 km da partida, em Rondolândia.
Segundo a irmã do piloto, Maysa Lessa, uma testemunha teria ouvido o barulho do avião pouco durante a partida em direção a fazenda que era o destino do vôo. Com base nessa informação, as buscas seguem no entorno de onde foi apontado o barulho. No horário da partida da aeronave e do barulho ouvido suposto do avião, chovia muito.
Os pilotos da região que ajudam nas buscas já sobrevoaram rios e áreas que poderiam ser utilizadas como pouso. A família pede que o Corpo de Bombeiros de Cuiabá ajude nas buscas.
“A região que ele sobrevoava é de mata fechada e é muito importante para nós que os bombeiros, com todo seu aparato, também nos ajudem por terra a localizar meu irmão, que é pai de três filhos e precisa voltar para a nossa família”, disse a irmã do piloto.
Atualização [g1 – 12/12/2022] – buscas por piloto desaparecido em MT são retomadas
As buscas pelo piloto agrícola Maxsuel Lessa, de 37 anos, foram retomadas na segunda (12), de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB). No domingo (11), o mau tempo interrompeu os trabalhos na região.
A empresa em que Maxsuel trabalha também montou uma base para receber os próprios aviões e de amigos que estão envolvidos nas buscas, com aviões – porém, com atuação limitada aos intervalos dos vôos da FAB.
Segundo a família, faltam mais equipes profissionais empenhadas na procura pelo piloto, que está desaparecido há quatro dias, quando sobrevoava a região de Rondolândia.
Segundo o cunhado do piloto, Diego Morais, que está envolvido nas buscas, faltam mais militares na ação por causa do tamanho da região.
“Tem duas equipes em solo, como eu estou. Só que a região aqui é muito grande, territorialmente falando, e de mata fechada, então complica. A gente não tem muita visão”, disse Diego.
Indígenas da etnia Zoró, localizada na divisa entre Mato Grosso e Rondônia, também estão envolvidos e têm ajudado nas buscas.
Segundo o vereador de Rondolândia, Isac Zoró, uma das hipóteses é que a aeronave tenha caído na terra indígena e, por isso, os indígenas ingressaram também na procura pelo piloto.
Na região de Rondolândia e Ji-Paraná está a Terra Indigena Igarapé Lourdes; a leste-sul de Rondolândia está a Terra Indígena Sete de Setembro.
As informações são que Lessa decolou da pista da Fazenda Castanhal, em Rondolândia, na tarde de do dia 08, por volta de 16:00LT (20:00Z), com destino da Fazenda Recria, em Colniza, com vôo previsto de 40 minutos para uma distância de 120 km (65 MN). O piloto não chegou no destino, e o seu paradeiro passou a ser desconhecido.
A partir das 18 horas, como o piloto não chegou, os proprietários da fazenda começaram a fazer contato com demais propriedades rurais, com outras pistas no trecho, mas sem respostas quanto ao piloto.
A localidade de Colniza (MT) dista 156 MN a nordeste de Rondolândia, com rota cortando área da Terras Indígenas Zoró e Aripuanã.
O avião é o monomotor Cessna A188B (C188) de matrícula PT-IJP (registro de produção sn 18801008T, ano de fabricação 1972), sendo o proprietário e operador a empresa Master Aviação Agrícola, estando registrado na categoria de transporte de Serviço público Aéreo-Especializado/SAE-Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em janeiro de 2020. O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 1.814 kg, com etanol, em vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2015 e o Certificado de verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro de 2023.
A Master Aviação Agrícola é uma empresa homologada do transporte pelo regulamento RBAC 137 (de Serviço Aeroagrícola), com sede operacional em Vilhena/RO. A empresa é autorizada para operações de aplicação de líquidos (Application of liquids), de aplicação de sólidos (Application of solids), de combate a incêndios (Firefighting) e de povoamento de águas (Fish Stocking). A empresa opera frota com modelos Cessna C188 – A188B, T188C e 188B.
Pelo cadastro aeroportuário, o município de Colniza conta com os seguintes três aeródromos, privados:
– Fazenda Mourão (SNFM) – a cerca de 136 MN a noroeste do centro urbano de Colniza (e 110 MN ao norte de Rondolândia), em elevação de 476 pés, com pista (03/21) de 18 x 1.000 m., de cascalho, com piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna
– Fazenda Ecoteca – Mineração São Francisco (SDZ7) – a cerca de 129 MN a oeste-noroeste do centro urbano de Colniza (e 100 MN ao norte de Rondolândia), em elevação de 433 pés, com pista (16/34) de 18 x 700 m., de cascalho, com piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna
– Fazenda Madereira (SSSW) – a cerca de 67 MN a NE do centro urbano de Colniza (e 110 MN a NE de Rondolândia), em elevação de 482 pés, com pista (17/35) de 20 x 750 m., de terra, com piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna
– “Colniza” (SIXZ) – a cerca de 2 MN a NE do centro urbano de Colniza, em elevação de 525 pés, com pista (03/21) de 22 x 1.200 m., de cascalho, com piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna
Colniza também está em região UTC-4, e no dia do acidente o Pôr do Sol foi por volta de 22:15Z (18:15LT), cerca de 01h35m após o horário previsto de chegada do avião.
Atualização [Só Notícias – 13/12/2022] – as buscas seguem após cinco dias do desaparecimento
O cunhado do piloto, Diego Humberto, detalhou que apenas uma equipe da FAB faz buscas no local, além do apoio de populares, amigos e companheiros de trabalho de Max.
“Fizemos varreduras com duas equipes, procurando algumas pistas que recebemos, mas até o momento não achamos nada. Estamos aguardando o Corpo de Bombeiros que ficou de mandar duas equipes para cá, entre hoje ou amanhã. Eles estão aguardando formar equipe para mandar, mas até o momento somos nós com a união de todo mundo que mora perto, funcionários da empresa e amigos”, explicou.
Diego explica que a região é de mata fechada, o que dificulta as buscas. “A área é muito grande. É difícil você conseguir fazer uma varredura em poucas pessoas, esperamos uma ajuda maior”, revelou.
Atualização [HNT – 22/12/2022] – as buscas seguem após 13 dias do desaparecimento
Uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (CIOPAER-MT) chegou na região nesta quarta dia 21 para reforçar nas buscas a partir desta quinta (22).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a região das buscas é de mata densa e fechada, o que dificulta as buscas tanto terrestres quanto aéreas.
De acordo com a FAB, a operação de busca foi iniciada desde que o CENIPA recebeu o comunicado do desaparecimento do avião, no dia 09 dezembro. E que uma aeronave sobrevoa a área desde então (dia 09) – o avião tendo desaparecido em vôo no dia 08.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros, com dois cães farejadores, atua nas buscas terrestres, além de uma equipe que acompanha a aeronave da FAB.
A empresa operadora do avião pilotado por Max montou uma base numa fazenda para ajudar nas buscas, com aviões próprios e de amigos.
As buscas estão baseadas na rota do vôo – entre os pontos de decolagem e de destino – com a tese que a aeronave tenha caído em terra indígena da etnia Zoró.
Segundo o cunhado de Maxuel, Diego Humberto, no dia 17, um fazendeiro da região relatou que viu uma aeronave sobrevoando sob chuva, em direção a “Machadinho”; segundo Diego, “Machadinho” já seria perto do destino do vôo.
Na região, existe a localidade de Machadinho D’Oeste (em RO), a cerca de 89 a NW-N de Rondolândia, e a 41 MN a SW da pista Fazenda Mourão (SNFM), e 38 MN a SW da Fazenda Ecoteca – Mineração São Francisco (SDZ7), as duas pistas no município de Colniza. Fazenda Mourão (SNFM) dis 111 MN ao norte do centro de Rondolândia, enquanto a Fazenda Ecoteca – Mineração São Francisco (SDZ7) dista 100 MN ao norte de Rondolândia.