CEA faz o primeiro vôo em serviço comercial do COMAC C919, e o modelo entra em serviço, em 04.06.23


Após 16 anos de desenvolvimento e seis anos de rigorosos testes de vôo, o primeiro jato de fuselagem estreita da China, o COMAC C919, entrou em serviço comercial no dia 28 de maio, marcando o início de uma nova era para a indústria aeroespacial chinesa.

Operado pela cliente de lançamento CEA – China Eastern Airlines, o vôo MU9191, com cerca de 130 passageiros, partiu do Aeroporto Internacional Xangai Hongqiao (ZSSS) às 10:33LT e chegou ao Aeroporto Internacional de Pequim (ZBAA) às 12:31LT, onde foi recebido com uma saudação de canhão de água.

O serviço regular entre Xangai (ZSSS) e o Aeroporto Internacional Chengdu Tianfu (ZUTF) executado por C919 começou em 29 de maio.

A Boeing e a Airbus parabenizaram a COMAC pelo marco nas redes sociais.

A COMAC entregou o primeiro jato C919 de linha de produção para a CEA no início de dezembro passado, que iniciou uma campanha de vôo de teste de 100 horas logo em seguida. A cia. aérea havia marcado provisoriamente 28 de fevereiro para o primeiro vôo comercial com o C919, mas uma mudança inexplicável para o serviço com Airbus A320 na rota acabou com qualquer perspectiva de lançamento na primavera.

De acordo com seus resultados anuais de 2022, a CEA receberá quatro aeronaves C919 neste ano e mais quatro em 2024, e também receberá 18 aeronaves ARJ-21-700 no mesmo período.

A COMAC também encontrou um cliente sólido para o C919 na Hainan Airlines Holding e suas duas subsidiárias, a Urumqi Air e a Suparna Airlines. Em 27 de abril, a controladora HNA Aviation Group assinou uma encomenda firme de 60 aeronaves C919 e uma intenção de encomenda de 40 jatos regionais ARJ-21.

Um comunicado em Bolsa de Valores de Xangai revelou que a Urumqi Air se tornará a primeira operadora C919 do grupo, recebendo 30 aeronaves do Tipo. A COMAC divulgou que fornecerá vários serviços, incluindo financiamento e suporte de manutenção, enquanto a Urumqi Air desfruta de certas políticas preferenciais para impulsionar as operações comerciais. O comunicado não especificou uma data de entrega, mas informa que os 30 jatos C919 chegarão gradualmente de acordo com as necessidades de desenvolvimento da Urumqi Air. Os dois lados agora estão negociando um acordo-conjunto antes de fornecer mais informações.

Como o C919 carece de aprovação das agências estrangeiras EASA e da FAA, seu mercado permanece limitado a jurisdições sob a alçada da Administração de Aviação Civil da China (CAAC).

No entanto, de acordo com uma fonte familiarizada com os planos da COMAC, os esforços de certificação do C919 pela EASA estão em andamento desde julho de 2016. Em 2020, o Acordo Bilateral de Segurança da Aviação União Européia-China harmonizou ainda mais os padrões de certificação entre os dois lados. Para facilitar as comunicações e a verificação técnica, a COMAC planeja posicionar engenheiros de suporte na sede da EASA, disse a fonte, acrescentando que em meio a tensões elevadas entre o EUA e a China, a COMAC não buscaria a certificação do C919 pela FAA.

Enquanto isso, uma instalação recém-construída de US$ 85 milhões no distrito de Kaifu, em Changsha, logo se tornará um importante “banco de testes” da COMAC para trem de pouso. De acordo com uma declaração do governo distrital, o centro abriga um equipamento de teste de trem de pouso acabado, um sistema de suporte montado em veículo e uma plataforma de simulação de dinâmica de solo. As equipes de engenharia estão se preparando para um teste de dinâmica de pneus de baixa velocidade em junho e um teste de sistema ventilação para refrigeração de freio da aeronave do C919 agendado para dezembro. A instalação fará parceria com a Shaanxi Aircraft Corporation e o Instituto de Pesquisa de Borracha da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas Tropicais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para expandir as capacidades de teste e programas nacionais de engenharia, disse o comunicado.

A nova plataforma de teste fica em 11,3 hectares (113.000 m²) na Zona de Desenvolvimento Econômico de Changsha Jinxia (JEDZ) – a “espinha dorsal” da logística da província de Hunan. Em uma tentativa de expandir e diversificar as capacidades aeroespaciais, a província centro-sul agora liderará a pesquisa e o desenvolvimento de componentes de aeronaves nacionais envolvendo trem de pouso e sistemas de freio de rodas. Os planos envolvem a mudança de várias atividades de desenvolvimento e teste do Instituto de Pesquisa e Design de Aeronaves de Xangai da COMAC para JEDZ; a instalação também realizará testes comerciais para dar suporte à certificação e aos processos de aeronavegabilidade contínua.

Na fase dois do projeto, os parceiros planejam desenvolver os 11,6 hectares (116.000 m²) restantes em uma incubadora industrial para sistemas de pouso e decolagem de aeronaves. As equipes de engenharia também se concentrarão em transformar os resultados de P&D em aplicações práticas. Depois de concluído, o “banco de teste” do JEZD servirá como um centro de avaliação de tecnologia de suíte completa, capaz de desenvolver novas tecnologias de freio como parte do ciclo de desenvolvimento contínuo de uma aeronave; a instalação também oferecerá oportunidades para avaliar vários cenários de contaminação e impacto da pista para proteção contra excursão e escape de pista, entre uma série de outras capacidades de pesquisa e teste. [EL] – c/ fonte

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