Daher transiciona para o SAF, em 05.06.23


A fabricante francesa Daher anunciou que fez a transição de suas operações de vôo em sua sede em Tarbes, no sudoeste da França, para combustível de aviação sustentável (SAF).

Renomada pela Família de monomotor turboélice de alto desempenho TBM, com motorização Pratt & Whitney Canada PT-6A, as atividades de vôo da Daher em Tarbes incluem produção, teste, treinamento, manutenção e entrega da atual linha dos monomotores TBM série 900 (-910, com motorização PT6A-66D, e -960, com motorização PT6E-66XT).

Para abastecimento dos TBM-900, a Daher usará uma mistura de QAv com SAF na proporção de 30%, produzido pela Neste a partir de resíduos renováveis e resíduos de matérias-primas.

Em sua forma “pura” – sem mistura com QAv, o SAF pode fornecer economias de emissões de carbono no ciclo de vida de até 80%.

Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher, observou que, embora procure dar o exemplo na transição para a aviação de baixa emissão de carbono, a disponibilidade do SAF ainda representa um desafio. “Tomamos a iniciativa de dar um passo adiante ao nos unirmos à companhia aérea espanhola Volotea – uma transportadora que conecta cidades de pequeno e médio porte na Europa e voa do aeroporto de Tarbes – Lourdes–Pyrénées como parte de sua rede de rotas – para convencer a World Fuel Serviços para fornecer SAF na plataforma”, Chabbert explicou, emendando: “Esperamos que nosso exemplo leve outras operadoras a usar energia renovável em aviões”.

De acordo com James Hardacre, vice-presidente de vendas de aviação executiva da World Fuel para a Europa, Oriente Médio e Ásia, a adoção do SAF pela Daher para suas necessidades em Tarbes significa que “todos os usuários nesta instalação podem agora se beneficiar de nosso fornecimento de combustível de aviação misturado Neste”. [EL] – c/ fonte