Vref: mercado de aviação executivas mostrando sinais de desaceleração, em 08.06.23
O estoque de aeronaves executivas usadas no segmento de jatos supermédios e de cabine larga mais antigos continuou a aumentar, de acordo com os dados mais recentes do guia de preços da indústria da provedora de dados Vref.
Em seu recém-lançado relatório de tendências de mercado do segundo trimestre, a Vref observou que, para aeronaves como os jatos da Bombardier Global Express e Challenger 601/604/605, o Falcon 50, da Dassault, e Gulfstream G-IV, o estoque atingiu ponto mais alto desde 2019, com todos esses modelos apresentando mais de 9% de disponibilidade. Ainda, a Vref também acrescentou que esses totais não incluem listagens de aeronaves negociáveis a parte do mercado que poderiam facilmente aumentar os totais para mais de 15%. Entre os fatores para esse aumento estão a obsolescência técnica, maiores custos de manutenção e opções limitadas de financiamento.
Embora essas aeronaves liderem em estoque, a atualização trimestral indicou que quase todos os modelos de jatos executivos ou turboélice sofreram alguma perda de preços e na demanda.
Como já foi observado em outros relatórios, espera-se que a certificação do jato cabine larga Gulfstream G700 até o final deste ano aumente o número de jatos dos modelos G550 e G650 para negociação e no estoque de disponíveis no mercado, aumentando ainda mais a pressão sobre os preços.
O presidente da Vref, Jason Zilberbrand, explicou que o mercado mudou nos últimos 18 meses (1,5 ano): “As reduções de preço substituíram os prêmios que os compradores anteriormente estavam dispostos a pagar, enquanto os vendedores lutam para encontrar compradores para suas aeronaves. Isso marca um ponto de correção no mercado, onde a aparentemente ilimitada trajetória ascendente de valores foi recebida com relutância do comprador”. [EL] – c/ fonte
