Electra Aero apresenta veículo-demonstrador real de vôo de tecnologia híbrida-elétrica para utilização em campanha de teste de vôo prevista para o verão de 2023, em 16.06.23


No dia 12, a Electra Aero apresentou o veículo de teste recém-concluído com o qual pretende avaliar sua plataforma híbrida-elétrica de decolagem e pouso curto (eSTOL).

O evento da apresentação de do veículo de testes foi marco significativo na missão declarada da empresa americana Electra de ajudar a descarbonizar a aviação e revolucionar o transporte urbano e regional. A aeronave de teste saiu das instalações de desenvolvimento da Electra em Manassas, no Aeroporto Regional de Manassas (KMNZ), durante uma cerimônia com a presença de convidados representando a indústria da aviação, governo, comunidade de investidores e clientes da Electra.

O fundador e CEO da Electra Aero, John S. Langford, declarou: “Nos três anos desde que fundamos a Electra, projetamos nossa aeronave eSTOL, validamos nossa tecnologia de sustentação propelida com um demonstrador de subescala e executamos um teste totalmente integrado de nosso gerador híbrido-elétrico de 150 quilowatts em escala real. Agora estamos prontos para testar todo o sistema com esta aeronave de demonstração de tecnologia. Mal podemos esperar para pilotar este avião e mostrar ao mundo o que nossa aeronave eSTOL pode fazer”.

Fundada em 2020 com o objetivo de descarbonizar a aviação e levar o transporte aéreo a todas as partes do mundo, a Electra, com sede em Manassas, no Estado da Virgínia (EUA). A Aero (Electra) é composta por especialistas e colaboradores da Boeing, Airbus, MIT, Pilatus, Hondajet e Aurora Flight Sciences.

Denominado imaginativamente de Electra Model EA-2 Goldfinch – alusivo ao pássaro canoro nativo da Virgínia, a aeronave demonstradora – Demonstrador de Tecnologia (TD – Technology Demonstrator) – pilotada, de dois lugares, na cor amarela brilhante faz uso de um esquema de propulsão elétrico distribuído, com 2 x 4 unidades motor-hélice, com capacidade para decolagem e pouso em distância muita curta.
O trem de força do Electra compreende uma arquitetura híbrida-elétrica que recarrega internamente um conjunto de baterias de alta potência que, por sua vez, energizam um turbogerador que alimenta oito motores elétricos e seus respectivos rotores. Os conjuntos motor-rotor em questão fornecem impulso para frente e sustentação induzida sobre a asa alta escorada da aeronave, ocasionando assim a capacidade STOL indicada na designação da aeronave.

O Demonstrador de Tecnologia (TD) mostra a tecnologia eSTOL, da Electra, em escala real e está programado para passar por uma ambiciosa campanha de teste de vôo no verão de 2023, cuidadosamente planejada para mapear o desempenho do eSTOL e informar o design da produção planejada de aeronaves de nove passageiros da Electra.

A Electra planeja pilotar um protótipo de sua aeronave de produção de nove passageiros em 2025 e aspira ver a certificação da aeronave pela FAA, pelo regulamento PART-23, e em em 2028.

A Electra estabelece que sua futura aeronave de produção eSTOL oferecerá flexibilidade operacional semelhante à de um helicóptero, mantendo a segurança e a economia favorável características das aeronaves convencionais de asa fixa.

De acordo com a Electra, o design da sua aeronave eSTOL incorpora um grau de flexibilidade compatível com a pronta adaptação de seu sistema de propulsão aos avanços nas tecnologias de geração e armazenamento de energia – por exemplo, células de combustível de hidrogênio aprimoradas ou baterias de elementos raros mais leves e de maior capacidade.

O vice-presidente e gerente geral da Electra, J.P. Steward, comentou: “A Electra foi fundada para construir aeronaves elétricas que façam sentido. Estamos atendendo à demanda do mercado por aeronaves mais limpas e econômicas que possam transportar pessoas e cargas mais perto de onde desejam ir, e esta aeronave de demonstração de tecnologia provará que nossa tecnologia eSTOL torna isso possível”.

Atualmente, a Electra possui Cartas de Intenção (LoI) para mais de 1.200 de suas aeronaves eSTOL de nove passageiros de clientes operadores comerciais com a intenção de reduzir seus respectivos custos operacionais, perfis de ruído, emissões de carbono e requisitos de infraestrutura terrestre. Coletivamente, as LoI detidas pela Electra para sua aeronave eSTOL de nove assentos mais de US$ 4 bilhões em vendas.

Em 26 de janeiro, a Electra anunciou que havia sido selecionada pelo ‘braço’ de inovação AFWERX da USAF (Força Aérea do EUA) para desenvolver um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso curto (eSTOL) em escala real, em pré-produção. O financiamento para o projeto será fornecido por um prêmio de STRATFI – Strategic Funding Increase (Fundo Ampliado Estratégico) que garantirá até US$ 85 milhões em investimentos privados mistos, financiamento do governo e verbas correspondentes para Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas (SBIR – Small Business Innovation Research). [EL] – c/ fonte