DECEA apresenta sistema DASA – nova ferramenta de análise digital de espeaço aéreo – para solicitação de rotas aéreas otimizadas visando redução do tempo de viagem e emissão de carbono e economia de combustível, em 18.06.23
Em nota postada no dia 13, o DECEA divulga que a sua unidade CGNA (Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea) promoveu nos dias 13 e 14, em São Paulo, um workshop para apresentar às cias. aéreas, nacionais e internacionais, a ferramenta DATA – Digital Airspace System Analysis (análise de sistema de espaço aéreo digital).
O sistema reúne todas as informações e funcionalidades para que o CGNA e os órgãos regionais do DECEA analisem a viabilidade das rotas solicitadas. Por meio do sistema, as empresas aéreas poderão solicitar a criação de novas rotas aéreas, mais diretas, econômicas e mais funcionais para a sua operação comercial.
O sistema, desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital do DECEA, estará disponível para a comunidade aeronáutica a partir de agosto deste ano.
Atualmente, as solicitações de rotas aéreas são feitas por email e analisadas através de sistemas terceirizados. A concentração das informações no sistema DASA vai conferir maior precisão e agilidade ao processo.
O chefe da seção espaço aéreo do CGNA, primeiro-tenente Eduardo Henrique Veríssimo dos Santos, ressaltou a importância deste novo produto, que servirá como exemplo para implementação de rotas mais econômicas em toda a América do Sul. “A colaboração de todos os participantes será de suma importância para o aperfeiçoamento e desenvolvimento desta nova ferramenta, que atenderá às demandas dos usuários, bem como dos prestadores de serviço de tráfego aéreo do Brasil”, afirmou Veríssimo.
Rotas aéreas são tipos de corredores virtuais que delimitam a trajetória e a altitude nas quais as aeronaves devem seguir em um determinado espaço aéreo. Tratam-se de “aerovias”, que possibilitam o piloto a conduzir o voo com segurança e precisão, utilizando os equipamentos de navegação. O DECEA, por meio de suas unidades subordinadas, como o CGNA e o ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), é responsável pela criação dessas rotas.
Desde o início da pandemia da COVID-19, o CGNA tem trabalhado na criação de rotas opcionais, mais rápidas e econômicas, como forma de contribuir logisticamente com as companhias aéreas, que tiveram impactos econômicos com a queda de passageiros. Desde então, foram criadas quase 300 rotas opcionais, dentre as quais mais de 70 se tornaram rotas permanentes e foram incluídas nas cartas de navegação produzidas pelo ICA, por meio do Projeto Eficiência. A otimização das rotas proporciona redução no tempo de viagens e a economia de combustíveis. Estima-se, ainda, que desde 2020, as empresas tenham deixado de emitir mais de 90 milhões de kg de gás carbônico na atmosfera graças a esse trabalho.