Spirit produzirá fuselagem do novo jato Honda (HJ 2600), em 20.06.23


A Honda Aircraft está ampliando o papel que a Spirit AeroSystems desempenhará na fabricação de seu novo jato executivo leve HondaJet 2600. A contribuição da Spirit para o programa, anunciado formalmente em 13 de junho, agora incluirá uma abordagem industrial do tipo build-to-print (um tipo de produção por contrato que abrange processo de fabricação industrializada produtos de acordo com as instruções de trabalho do cliente, comumente adotado para fabricação de componentes ou peças de equipamentos) para a fabricação da fuselagem de material composto e estrutura adesivada (por colagem) do novo jato.

A Spirit AeroSystems não participa do atual programa Honda Jet, para o modelo jato leve Honda Jet HA-420. A GKN Aerospace é a principal fornecedora de fuselagem para o HA-420.

A Honda Aircraft planeja certificar o novo jato leve Honda Jet 2600 em 2028, tendo revelado o conceito o jato pela primeira vez na feira de aviação da aviação executiva americana NBAA-BACE em 2021. A aeronave é uma versão maior do atual Honda Jet HA-420, apresentando motores turbofan Williams International FJ44-4C com a mesma solução de instalação over-the-wing do HA-420.

Além da Spirit, a Aernnova contribuirá com aeroestruturas e componentes para o novo jato da Honda, que será montado em sua fábrica em Greensboro, na Carolina do Norte.

A Spirit ainda não determinou se fabricará a fuselagem do “2600” em uma de suas instalações nos EUA ou em sua fábrica em Belfast, na Irlanda do Norte.

Anteriormente unidade da Bombardier, a instalação em Belfast da Spirit produz estruturas para as aeronaves executivas da fabricante canadense das Famílias Challenger e Global. A Spirit também fabrica estruturas múltiplas para vários aviões Airbus e Boeing de fuselagem estreita e larga bem como naceles para a fabricante de motores de aeronaves Rolls-Royce. Para o Airbus A220 (anteriormente Bombardier CSeries), s Spirit projetou e produziu pilones. Até a Mitsubishi parar de trabalhar no programa do seu jato regional MRJ, a Spirit também era fornecedora de de pilones para a aeronave.

“Este acordo expande nosso portfólio de jatos regionais e executivos e é uma prova de nossa experiência em materiais e processos avançados”, comentou Alex Bellamy, vice-presidente de programas de jatos regionais e executivos da Spirit AeroSystems. “Nossas equipes experientes e diversificadas em todo o mundo continuam demonstrando nossas capacidades para produzir aeronaves de última geração”, completou Bellamy.

Bellamy disse para a mídia AIN que a Spirit está buscando ativamente funções de fornecedor de primeiro nível em outros novos programas de aeronaves. De acordo com Bellamy, a Spirit assinou um acordo com a Airbus para fabricar as asas de sua planejada aeronave eVTOL CityAirbus NextGen.

“Muitas tecnologias emergentes de aeronaves terão que ser certificadas e, como a Spirit tem experiência substancial em projetar e produzir [estruturas de aeronaves], podemos ajudar as novas empresas a navegar por esses requisitos e encontrar um caminho para a certificação de Tipo”, disse Bellamy, pare emendar: “Existem algumas oportunidades muito empolgantes por aí, nos dando a chance de brilhar”.

No último dia 15, a Spirit apresentou um novo modelo e proposta de contrato de quatro anos aos trabalhadores de sua fábrica em Wichita, no Kansas (EUA), na esperança de evitar paralisações grevistas da força de trabalho. A representação laboral Local Lodge 839 da Associação Internacional de Operários de maquinaria e Trabalhadores Aeroespaciais informou a Spirit que recomendou que os membros aceitassem o acordo proposto. [EL] – c/ fonte