EMBRAER entrega o sexto KC-390 para FAB, o primeiro na configuração FOC (de capacidade operacional plena), em 21.06.23


A EMBRAER Defesa & Segurança entregou no dia 16 o sexto avião transportador KC-390 Millennium para a FAB – Força Aérea Brasileira. A entrega envolveu a primeira aeronave no padrão de plena capacidade operacional (FOC), na qual atende a todos os requisitos estabelecidos pela FAB.

A EMBRAER atualizará as aeronaves anteriores para o mesmo padrão e também entregará aeronaves de exportação na configuração FOC.

“É especial entregar a primeira aeronave na configuração FOC para a FAB”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da EMBRAER Defesa & Segurança. “Embora a FAB já tenha implantado a aeronave em diversas missões, dentro e fora do Brasil, agora poderá aproveitar de forma plena e definitiva toda a capacidade do C-390, mostrando ao mundo tudo o que esta aeronave pode entregar”, completou Bosco.

Na semana passada também foi inaugurado o primeiro simulador de vôo completo para o KC-390, localizado na Academia EMBRAER na unidade Eugênio de Mello em São José de Campos (SP), Brasil. As tripulações de clientes brasileiros e de exportação serão treinadas no simulador. Qualificado para nível D, o simulador pode replicar mais de 350 tipos de falha.

A EMBRAER selecionou a alemã Rheinmetall Aviation Services para fornecer sistemas de treinamento para KC-390 Millennium.

O Brasil encomendou 19 KC-390, inicialmente para serviço no primeiro grupo de transporte de tropas em Anápolis, que recebeu sua primeira aeronave em 2019. Os primeiros cinco KC-390, todos aptos para reabastecimento em vÔo, já acumulam quase 9.000 horas de vôo – incluindo duas missões de reabastecimento na Antártida. A disponibilidade operacional gira em torno de 80%, com uma taxa de conclusão de missão acima de 99%.

As vendas firmes de exportação vieram dos membros da OTAN, Hungria (duas aeronaves) e Portugal (cinco, mais uma opção). A primeira aeronave para Portugal foi para Beja em outubro, antes da sua integração nos sistemas da NATO e posterior certificação pela AAN, autoridade nacional de aviação de Portugal. A Ogma, subsidiária portuguesa da EMBRAER, supervisionará a obra. Em junho de 2022, a Holanda selecionou o KC-390 para substituir sua frota C130H Hercules, mas o possível cliente ainda não fez um pedido firme principalmente quanto ao tempo necessário para a aquisição passar pelos processos governamentais, previsto para ser concluído antes do final do ano; a Holanda quer começar a aceitar aeronaves em 2026. [EL] – c/ fonte