Junta de intervenção recebe 18 “Expressões de interesse” para aquisição da Piaggio Aerospace (Piaggio Aero Industries e Piaggio Aviation), em 25.06.23
Os comissários extraordinários (interventores) da Piaggio Aerospace (com sede em Gênova) receberam 18 Expressões de interesse (EoI – Expression of Interest) para a aquisição da Piaggio Aero Industries e da Piaggio Aviation. Ambas operam sob a marca Piaggio Aerospace e estão sob administração extraordinária indicada pelo governo, o equivalente a uma reestruturação de falência.
O prazo para entrega dos documentos solicitados expirou em 19 de junho.
Numa declaração conjunta, os comissários divulgaram: “O mercado está nos enviando sinais encorajadores. A maioria das EoI foi enviada por empresas proeminentes. Isso reconhece mais uma vez a atenção para uma empresa estratégica nacional com potencial significativo, especialmente considerando os mais recentes desenvolvimentos em mobilidade sustentável”.
Metade das EoI foram enviados por empresas domiciliadas na Itália. Outra metade foi enviada por organizações da Europa, América do Norte e Ásia. A maioria das partes confirmou seu interesse em comprar os ativos das duas empresas – Piaggio Aero Industries e da Piaggio Aviation – em sua totalidade.
Os comissários agora avaliarão as propostas para determinar quais organizações e candidatas-proponentes se qualificam para a licitação. As classificadas terão acesso aos registros financeiros e outros documentos da Piaggio, para avaliar seus lances, com vencimento em 30 dias.
Os comissários disseram que pretendem “identificar” um novo proprietário para a Piaggio Aerospace até o final do ano, mas têm até 13 de maio de 2024 para um “prêmio”.
A Piaggio declarou insolvência várias vezes desde 1995 e está sob administração extraordinária desde 2018. A empresa reivindica uma carteira de pedidos de US$ 609 milhões cobrindo 17 turboélices de dois impulsores P180 Avanti EVO. Os comissários afirmam que a empresa atingirá o equilíbrio financeiro até o final de 2023.
O bimotor turboélice P180 fez seu primeiro vôo em 1986 e recebeu a certificação em 1990. Aproximadamente 250 aviões foram produzidos até o momento. [EL] – c/ fonte