Investimento privado inaugura aeródromo em Água Boa, no MT, em 09.07.23
Água Boa é uma localidade no noroeste do MT distando cerca de 250 MN a NE de Cuiabá (SBCY), e a 230 MN a NW de Goiânia/GO, situando-se na FIR Brasília (SBBS), jurisdição do CINDACTA-I.
A localidade conta com aeródromo público – “Frederico Carlos Müller” (SWHP), a cerca de 2 MN a N-NE do centro urbano, à margem da BR-158. Em elevação de 1.476 pés, o aeródromo tem pista (03/21) de 18 x 1.627 m., de asfalto (resistência de pavimento para aeronaves de até 5.700 kg), homologada para operação VFR diurna/noturna (com balizamento com luzes de cabeceira e luzes laterais a cada 60 m. na pista principal e mais luzes de taxiway).
RWY TORA (m.) ASDA(m) TODA (m.) LDA(m)
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03 1.627 1.627 1.627 1.562 [=1.627-65]
21 1.562 [=1.627-65] 1.627 1.562 [=1.627-65] 1.627
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A localidade passou a contar com o aeródromo privado “Aero Jerusalém” (SJ39), aprovado para operação VFR diurna/noturna., localizado a cerca de 4,5 MN a SW do centro urbano (e 6,1 MN do aeródromo público – “Frederico Carlos Müller”/SWHP). Em elevação de 1.473 pés, o “Aero Jerusalém” (SJ39) tem pista (15/33) de 24 x 1.500 m., de asfalto (com resistência de pavimento PCN 16 e resistência de subleito média), com balizamento com luzes de cabeceira e luzes laterais a cada 60 m. na pista principal e mais luzes de taxiway).
A Portaria nº 8.997/SIA, de 30/08/2022, publicada pelo Diário Oficial da União (DOU) de 08/09/2022 (seção 1, pág. 44), pela Gerência de Certificação e Segurança Operacional da ANAC, inscreveu o aeródromo privado “Aero Jerusalém” (SJ39), e CIAD MT0865, no cadastro aeroportuário brasileiro. A inscrição no cadastro tem validade de 10 anos. A Portaria entrou em vigor na data da sua publicação.
“Iniciativa privada inaugura o mais novo aeroporto de Água Boa” – canal YTb “Olho no Araguaia”, em 27/06/2023 – vídeo 13m07s:
https://www.youtube.com/watch?v=Pzv73TnXrhY
Pelo cadastro aeroportuário brasileiro, Água Boa ainda conta com os seguintes aeródromos:
– aeródromo privado “Fazenda Jucarama” (SDT4) – a 29 MN a oeste do “Aero Jerusalém” (SJ39) e 31 MN a oeste do “Frederico Carlos Müller” (SWHP), em elevação de 1.411 pés, com pista (06/24) de 18 x 1.100 m., de cascalho (resistência de piso para aeronaves de até 5.700 kg), para operação VFR diurno, com última autorização em dezembro de 2021.
– aeródromo privado “Fazenda Jucarama” (SDT4) – a 42 MN a oeste do “Aero Jerusalém” (SJ39) e 44 MN a oeste do “Frederico Carlos Müller” (SWHP), em elevação de 1.601 pés, com pista (18/36) de 25 x 1.000 m., de cascalho (resistência de piso para aeronaves de até 5.700 kg), para operação VFR diurno, com última autorização em julho de 2018.
– aeródromo privado “Fazenda Couto Magalhães” (SIRM) – a 44 MN a W-NW do “Aero Jerusalém” (SJ39) e 46 MN a oeste do “Frederico Carlos Müller” (SWHP), em elevação de 1.467 pés, com pista (07/25) de 23 x 1.600 m., de asfalto (resistência de pavimento PCN 11 e resistência de subleito média), para operação VFR diurno/noturno, com última autorização em abril de 2019.
– aeródromo privado “Fazenda Córrego Fundo” (SNUM) – a 37 MN a noroeste do “Aero Jerusalém” (SJ39) e 36 MN a NW do “Frederico Carlos Müller” (SWHP), em elevação de 1.434 pés, com pista (11/29) de 20 x 1.000 m., de cascalho (resistência de piso para aeronaves de até 5.700 kg), para operação VFR diurno, com última autorização em maio de 2022.
– aeródromo privado “Fazenda Estrela do Norte – Agroterenas” (SI4H) – a 58 MN a noroeste do “Aero Jerusalém” (SJ39) e do “Frederico Carlos Müller” (SWHP), em elevação de 1.204 pés, com pista (14/32) de 18 x 800 m., de terra (resistência de piso para aeronaves de até 5.600 kg), para operação VFR diurno, com última autorização em abril de 2022.
– aeródromo privado “Fazenda Tunica” (SWZN) – a 9,2 MN a nordeste do “Aero Jerusalém” (SJ39) e 7,3 MN a sudeste do “Frederico Carlos Müller” (SWHP), em elevação de 974 pés, com pista (06/24) de 18 x 950 m., de cascalho (resistência de piso para aeronaves de até 5.700 kg), para operação VFR diurno, com última autorização em abril de 2019.