Honda Jet HA-420 escapa de pista em pouso em Summerville, na Carolina do Sul (EUA), em 11.07.23


No dia 19 de maio, o CEO da Jet It, provedora americana de operação compartilhada de aeronaves, Glenn Gonzales, anunciou o início da suspensão da operação da frota Honda Jet da Jet It, por questão de segurança, com alusão a um evento de excursão de pista ocorrido à véspera (em 18 de maio), em Summerville, na Carolina do Sul, envolvendo um operador de Honda Jet do transporte privado.

Gonzales atribuiu, na medida do fracasso de sua empresa, culpa exclusivamente ao modelo Honda Jet HA-420, alegando que o jato é inerentemente defeituoso. Em um esforço para substanciar suas alegações sobre deficiências do Honda Jet, Gonzales apresentou um relato de ocorrências de excursão e incursão de pista envolvendo o modelo desde a introdução e entrada no mercado.

O evento de excursão de pista em pouso no Aeródromo de Summerville (KDYB), na Carolina do Sul, em 18 de maio, envolveu o jato Honda Jet HA-420 de matrícula N255HJ (registro de produção sn 42000055, motorização GE Honda HF-120, fabricação e primeiro vôo em 2017), do transporte privado (PART-91) – operado pela Upfrunt Services LLC. Com destino em Summerville (KDYB), o jato procedia do Aeródromo do Condado de Wilkesboro-Wilkes (KUKF), na Carolina do Norte, a cerca de 194 MN NW-N, com seis ocupantes (sendo cinco passageiros), que não se feriram.

Em elevação de 56 pés, o aeródromo de Summerville (KDYB), na Carolina do Sul, de uso público, conta com pista simples (06/24 – RV 049°/224°) de 23 x 1.524 m., de asfalto (em boa condição), com resistência de pavimento PCN 7 e resistência de subleito baixa, com piso sem ranhura, com inclinação longitudinal de 0,38% (a cabeceira 24 em elevação de 56 pés, a cabeceira 03 a 53 pés). A operação de pouso conta com procedimentos de aproximação IFR por navegação por satélite (RNP) para as duas cabeceiras. Para operação VFR, o circuito de tráfego é pela direita para pista 06 e pela esquerda pera pista 24. O aeródromo é não-controlado, com operações de chegada e partida sendo assistidas pelo Controle de Terminal (APP) de Charleston; a operação conta com frequência de coordenação de aeronaves (CTAF/FCA) e informação de meteorologia via rádio AWOS (pelo NSW).

Conforme relatório preliminar do NTSB, no dia 18 (de maio), por volta de 00:18EDT/LT (04:18Z), o jato HA-420 matrícula N255HJ/registro de produção sn 42000055, do transporte privado (PART-91), foi destruído em um acidente no Aeródromo de Summerville (KDYB), na Carolina do Sul, após escape da pista na sequência do pouso executado com procedimento de aproximação RNAV para pista 24. Os cinco passageiros e o piloto (detentor de Licença de Piloto Comercial/CPL-PCM) não se feriram.

Numa missão de transporte de pessoal, de regresso à base após o grupo atender um evento automobilístico (em Wilkesboro), o jato partiu do Aeródromo do Condado de Wilkesboro-Wilkes (KUKF), em elevação de 1.303 pés, com pista de 1.890 m., no dia 17 às 23:29LT (03:29Z), com Plano de Vôo IFR com destino de Summerville (KDYB).


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