Autoridades australianas de aviação e comunicações trabalhando para prevenção da interferência de rádio frequência da rede G em rádio-altímetros de aeronaves, em 13.07.23
O governo da Austrália está trabalhando para mitigar qualquer possível interferência em sistemas aviônicos à medida do avanço no país da implementação do serviço de telefonia celular 5G.
À medida que os serviços de telefonia móvel 5G se expandem no país, a Autoridade de Segurança da Aviação Civil (CASA) australiana divulga está “trabalhando em estreita colaboração com a Autoridade Australiana de Comunicações e Mídia [ACMA] para garantir que tudo funcione sem problemas”, referindo-se aos esforços empreendidos para evitar interferências da rede 5G com rádio-altímetro de aeronaves. “A CASA está coordenando com a ACMA para que o lançamento de serviços de banda larga sem fio, incluindo 5G na banda de frequência de 3,7 a 4,0 GHz, possa ser feito de forma a garantir a segurança das aeronaves na Austrália”.
Os rádio-altímetros operam na faixa de 4,2 a 4,4 GHz e as transmissões 5G de banda média foram introduzidas sem problemas em várias jurisdições.
No entanto, as preocupações do EUA sobre a possível interferência com rádio-altímetros, particularmente durante aproximações, resultaram em Diretiva que limita certas operações e requisitos de atualização de equipamentos em aeronaves que operam no EUA.
“Uma série de mitigações estará em vigor nas implantações 5G acima de 3,7 GHz até 31 de março de 2026”, divulgou a CASA australiana. Aproximações com uso de rádio-alimetro serão permitidas. Serão adotados limites de potência e emissões indesejadas”, seguiu a CASA. De acordo com o CASA, “não esperamos impor limites operacionais às operadoras durante esse período intermediário. No entanto, as operadoras precisarão atualizar [rádio-altímetros] que não atendam aos níveis mínimos de desempenho antes do término do período intermediário em 31 de março de 2026. Entraremos em contato com a indústria sobre os padrões de desempenho aplicáveis para [rádio-altímetros] e as opções disponíveis para atualização”.
As mitigações que seguirão após 31 de março de 2026 incluirão um buffer (amortecimento) de 200 MHz entre banda larga sem fio e frequências de rádio-altímetro, bem como limites de energia e emissões indesejadas.
Enquanto isso, a CASA está monitorando os desenvolvimentos internacionalmente no assunto à medida que a a rede e serviços 5G avançam em uso. A CASA divulgou: “Estamos confiantes de que as medidas provisórias implementadas pela ACMA garantirão operações de aviação seguras contínuas”. [EL] – c/ fonte