EXTRA anuncia novo acrobático 330SX, uma versão aprimorada do modelo “campeão” 330SC, em 15.07.23


No dia 10 de julho, a fabricante aeronáutica alemã Walter Extra (Extra Aircraft – EXTRA Flugzeugbau) anunciou que a sua linha de aviões acrobáticos máquinas, líder mundial no segmento, será complementada pela adição em breve do modelo 330SX.

O Extra 330SX voou pela primeira vez em 06 de junho passado e segue em testes de vôo. Atualmente, a Extra já está aceitando pedidos do 330SX para entrega em meados de 2024 – sujeito às vicissitudes da campanha de testes de vôo e da certificação da EASA.

O novo avião – Extra 330SX –, monoposto (um assento) é uma evolução de asa/empenagem de fibra de carbono, com fuselagem de aço do modelo 330SC perenemente popular, eminentemente comprovado e vencedor de oito campeonatos mundiais.

Fundada em 1980 pelo piloto acrobático alemão Walter Extra como um meio para projetar e desenvolver seus próprios aviões, a Extra Aircraft (EXTRA Flugzeugbau, no idioma nativo do piloto-fundador) evoluiu para condição de um dos principais fabricantes mundiais de aeronaves acrobáticas.

O Extra 330SX retém o “DNA” de seu antecessor 330SC, vencedor do campeonato mundial, mas com melhoramentos como aileron de alto desempenho, que oferece maiores taxas de rolagem e uma maior estabilidade (comportamento mais definido) no eixo longitudinal; o ‘pacote’ de aileron de alto desempenho facilita a autoridade de rolagem superior, garantindo assim uma capacidade de manobra mais nítida em todas as velocidades e melhor previsibilidade e consistência das manobras de giro (em curva). O comprimento de fuselagem reduzido melhor centralizou a massa e resultou uma maior agilidade de movimentos em todos os eixos de controle do avião; com reprojeto de fuselagem atualizado que centraliza e concentra a massa, os engenheiros da Extra conseguiram reduzir o peso do 330SX, mantendo as velocidades de envelope de vôo do 330SX – incluindo um VNE de 220 KT. A asa foi retrabalhada, com otimização dos bordos de ataque e melhor vedação da asa e uma redesenhada carenagem de motor proporcionando melhor ventilação do motor. O cockpit foi alargado, com uma maior área livre para o manche, com uma maior altura (na cabine); a suíte aviônica conta com tela de informação de vôo primária Garmin G3X Touch de 7” (17,78 cm) padrão.

Além do novo 330SX, a linha de aeronaves da Extra terá os modelos 330SC (monoplano acrobático monoposto, de asa baixa e com o tipo de desempenho acrobático que conquistou campeonatos mundiais em 2009, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2022), o 330LX (monoplano acrobático de dois lugares, arranjo em tandem, asa baixa, adequado para competição acrobática e instrução), o 330LP (monoplano acrobático de dois lugares, arranjo em tandem e asa baixa, uma pouco menos “agressivo” que o LX), o 330 (avião de dois assentos, designado Aerobatic Tourer) e ainda o Extra NG (avião acrobático de última geração).


Site da Extra Aircraft:
www.extraaircraft.com