Atividade da aviação executiva em junho cai, apesar da melhora com estabilização na Europa, pelos dados coletados da Argus, em 17.07.23
À medida que o verão “esquenta” na Europa, o mesmo acontece com o tráfego da aviação executiva, de acordo com o mais recente relatório mensal de atividade global de aeronaves executivas – o TraqPak Report -, da provedora de dados por rastreamento Argus International.
No relatório de junho, a Argus apurou que, embora a atividade na base de comparação ano x ano na Europa tenha caído 6,1% (no mês passado), foi menos um “delta” do que o observado em maio, indicando sinais de estabilização.
Na América do Norte, a Argus registrou que a atividade de vôo em junho terminou com uma queda de 2,7% na comparação ano x ano, com o maior declínio – de 12,6% – apurado no segmento de jatos leves operados por fretamento; somente o segmento de jatos de cabine larga teve um ganho geral de 1,4% (na comparação ano x ano), com um avanço no nicho de operação compartilhada de 16,5%.
Regionalmente, a atividade de vôo no setor Noroeste Pacífico teve o maior ganho na comparação mês a mês em quase 20%, seguido pela Nova Inglaterra com um aumento de 18,6%, com o setor Sudeste com o maior declínio em 15,6%.
“A temporada de vôos de verão começou e as atividades permaneceram em status quo [estado atua – correspondente à configuração presente de uma situação e indica a manutenção das condições observada] em junho. Do lado negativo, continuamos monitorando as quedas na atividade do PART-135 [segmento de transporte por fretamento] e revisamos nossa previsão para o segundo semestre de 2023 ligeiramente para baixo para explicar essas quedas”, disse o vice-presidente sênior de inteligência de mercado da Argus, Travis Kuhn. “No lado positivo, enquanto a atividade está em baixa na Europa, ela se estabilizou nos últimos meses e está seguindo sua tendência normal [ascendente] de verão no continente. Em comparação com junho de 2019, a atividade européia aumentou 17,9% no mês passado”.
Para julho, os analistas da Argus prevêem uma queda de 2,7%, na base de comparação ano versus ano, para a atividade de vôos da América do Norte, enquanto a Europa deve melhorar para 4% relativamente ao total de 2022. [EL] – c/ fonte