Segundo protótipo G800 voa pela primeira vez e junta-se à campanha de certificação com a função de avaliação de sistemas, em 21.07.23


O segundo jato de teste de vôo G800 da Gulfstream Aerospace voou pela primeira vez na manhã do dia 15 (sábado), divulgou a fabricante americana no dia 17.

O aparelho decolou às 09:27 do aeroporto-sede da Gulfstream em Savannah/Aeroporto Internacional Hilton Head (KSAV), na Geórgia e voou por 03 horas e 26 minutos, tendo atingido velocidade máxima de MACH 0,935. O jato voou com combustível com mistura de 30% de SAF.

“A equipe de testes de vôo da Gulfstream continua avançando para nossa empresa”, disse o presidente da Gulfstream, Mark Burns. “O G800 trará o maior alcance da indústria para clientes em todo o mundo, e estamos vendo uma forte demanda por essa capacidade”, acrescentou Burns, destacando o prospecto de alcance do jato de 8.000 MN.

O segundo protótipo G80 será dedicado à avaliação de sistemas de controle ambiental, aviônicos e controles de vôo, baseada numa instrumentação de mais de 1.600 pontos de teste já realizados pelo primeiro protótipo G800, de acordo com a Gulfstream.

“Graças à filosofia de design por trás de nossa frota de última geração, o G800 também está se beneficiando do excelente progresso que continuamos a fazer no programa de teste de vôo do G700”, disse Burns. “Essa semelhança nos ajuda a aumentar a eficiência e a confiabilidade para nossos clientes, que já estão vendo em primeira mão o desempenho dessas aeronaves”, completou Burns.

A certificação das agências FAA e EASA do G700 é esperada no quarto trimestre, com a aprovação do G800 em cerca de seis meses depois (no primeiro semestre de 2024), divulga a Gulfstream. [EL] – c/ fonte