MT-Propeller divulga novo programa de hélice pentapá Quiet Fan Jet para remotorização PT6A do Piper Meridian e que 75 Pilatus PC-12 já são equipados com hélice heptapá Silent 7, com 22.07.23


A fabricante alemã MT-Propeller divulgou que sua hélice heptapá Silent 7 já está equipando 75 aviões monomotor turboélice (PWC PT6) PC-12, registrados na Europa e EUA, assim tornando-se um equipamento popular.
De acordo com a MT Propeller, a instalação (com STC) da Silent 7 no Pilatus PC-12 estabelece novos limites para certas aplicações, excedendo o desempenho da hélice pentapá, com as seguintes credenciais:

  • melhoria de desempenho de decolagem certificada em 20%, com performances de subida e cruzeiro melhoradas,
  • nível de ruído muito baixo tanto externa como internamente (na cabine), comparável a ruído de de aeronave a jato. Conforme a MT, o Pilatus PC-12 com a Silent 7 atende aos mais exigentes requisitos de regulamento de ruído nos países europeus para operações aeroportuárias sem restrições, e,
  • uma operação muito suave.

Em abril de 2023, o STC para o Pilatus PC-12 com hélice MTV-47, de 7 pás, foi novamente atualizado para refletir a melhoria no desempenho certificado, com atualização do AFMS (Approved Flight-Manual Supplement – Suplemento de Manual de Vôo Aprovado), com redução do comprimento de decolagem necessário em aproximadamente 20% em comparação com dados da certificação original. As aeronaves PC-12 convertidas anteriormente podem incorporar a mais recente faixa de desempenho certificado da hélice.

O STC – com hélice MTV-47-1-N-C-F-R(P)/CFR260-361 – se aplica às variantes PC-12, PC-12/45, PC-12/47 e PC-12/47E, com motorização P&W PT6A-67B, P&W PT6A-67P, PT6E-67XP. A hélice tem design de lâmina torcida-cimitarra (scmitar) de composite (material leve), com cubo de alumínio, com diâmetro de 260 cm (102,36 pol.), pesando (instalada, com spinner) 100,6 kg (221,8 lb.).

EASA: STC n° 10014953 R5 (emissão 23/07/2021) –
https://www.mt-propeller.com/pdf/stccert/EASA_10014953.pdf
FAA: STC n° SA02742NY (Emissão 29/03/2021) –
https://www.mt-propeller.com/pdf/stccert/FAASA02742NY.pdf

A MT-Propeller divulga como vantagens:
– distância de corrida de pista (rolagem em solo) na decolagem reduzida em aproximadamente 10%, com alteração de AFMS
– distância de decolagem com cruzamento de pista a 50 pés (livrando obstáculo) na decolagem reduzida em aproximadamente 15%
– desempenho de subida melhorado
– não necessidade de modificação de motor
– melhor característica de amortecimento de vibração
– redução significativa de ruído interno e externo – nível de ruído da aeronave cerca de 4 dB(A) menor em comparação ao projeto original e ruído da cabine é reduzido em 6 a 7 dB(A), dependendo da localização
– proteção contra FOD (e preservação a lascamento) com liga de níquel no bordo das pás
– pás reparáveis de danos por ​​FOD
– vida ilimitada das pás

A MT tem uma gama de hélices aplicáveis para conversão (repropulsão) – para o modelo PC-12 também com a alternativa da hélice pentapá MTV-27.

A MT-Propeller também divulgou que adotou para o modelo monomotor turboélice Piper Meridian um novo programa de remotorização – da substituição de motor PT6A-42A (de 850 SHP, limitado a 500 SHP) original por motor PT6A-135A (de 750 SHP). O programa de conversão está adotando a hélice pentapá MTV-27 Quiet Fan Jet, que já é certificada para os aparelhos Piper Meridian de linha de produção.
Os dados iniciais de testes de vôo mostram basicamente o mesmo desempenho, ruído reduzido com uma rotação máxima da hélice de 1.900 RPM e, em condição ISA, no MTOW, abastecimento completo e um piloto, com 45 min. de reserva, um alcance aumentado:
– 1.340 MN, à altitude de 30.000 pés, à velocidade de cruzeiro de 203 KTAS
– 1.290 MN, à altitude de 28.000 pés, à velocidade de cruzeiro de 203 KTAS
– 1.160 MN, à altitude de 28.000 pés, à velocidade de cruzeiro de 240 KTAS
–    960 MN, à altitude de 25.000 pés, à velocidade de cruzeiro de 258 KTAS

A aprovação do STC pela EASA é prevista para o 2T24, para aprovação pela FAA em seguida.

A hélice pentapá MTV-27 Quiet Fan Jet tem design de lâmina torcida-cimitarra (scmitar) de composite (material leve), com cubo de alumínio. A unidade MTV-27-1-E-C-F-R(P)/CFR210-58d, aplicável a motores PT6-135A na linha King Air, tem diâmetro máx./mín. de 82,7 pol. (210,06 cm), pesando (instalada, com spinner) 62,24 kg (137,1 lb.). A unidade MTV-27-1-E-C-F-R(P)/ CFR203-58d, aplicável ao Piper PA-46-500TP com motorização PT6A-42A com hélice quadripá Hartzell, tem diâmetro de 79,92 pol. (203 cm), pesando (instalada, com spinner) 64,4 kg (142 lb.). [EL]