Revendedores-membros da IADA “cautelosamente” com mercado de aeronaves executivas usadas, prevendo aumento de negócios nos próximos 6 meses (2S23), em 23.07.23


As transações de aeronaves executivas usadas no segundo trimestre caíram ligeiramente em relação ao mesmo período do ano passado, mas os revendedores estão “cautelosamente otimistas” para o futuro e esperam um aumento de negócios nos próximos seis meses, divulgou o diretor executivo da IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedores de aeronaves). A IADA publicou seu relatório de mercado trimestral – 2T2023 – no dia 18.

Os membros da IADA registraram 303 transações no 2T23 (abril a junho), em comparação com 310 negócios no mesmo período do ano passado (2T22), diferença de apenas mais 7 negócios (2,3%). No primeiro semestre do ano (1S23), foram vendidas 598 aeronaves, em comparação a 542 no 1S22, uma diferença de mais 56 aeronaves (10,3%).

Em termos de demanda, os revendedores antecipam um aumento “significativo” por turboélices, um mercado estável para jatos médios, um ligeira diminuição em jatos de cabine larga de alcance ultralongo e um leve aumento no interesse por jatos leves.

O preço dos modelos de aeronaves preferidos com reconhecida procedência – “pedigree” – é “razoavelmente forte”, mas, no geral, as médias resumiram sua depreciação normal de 7% a 9% ao ano, registra o relatório da IADA. Isso pode levar a oportunidades para compradores pagadores – “bancadores de preço” no terceiro trimestre, embora alguns revendedores prevejam que a atividade do mercado “voltará a um ritmo febril” no quarto trimestre.

Os membros da IADA citaram adições de estoque em andamento e um equilíbrio comprador/vendedor (oferta x demanda) normalizado como sinais da vitalidade do mercado, embora tensões geopolíticas, interrupções na cadeia de suprimentos, escassez de pilotos e o colapso de algumas operadoras de fretamento e programas de compartilhamento possam impactar negativamente o mercado de usados, de acordo para IADA. [EL] – c/ fonte