Tamarack em discussões com várias cias. aéreas globais para projeto de atualização do bimotor turboélice regional Bombardier Q400, para melhoramento para eficiência de consumo de combustível, redução de emissão de carbono e ruído, em 24.07.23


A especialista em modificação aeronáutica americana Tamarack Aerospace Group obteve, em junho, a assinatura de Carta de Intenções (LoI) da operadora aérea italiana SkyAlps constituindo uma parceria para projeto de modificação de bimotor turboélice de Havilland Q400 para sustentabilidade, o que inclui melhoramento para eficiência de consumo de combustível, redução de emissão de carbono e ruído.

E desde então a Tamarack entrou em discussões com várias cias. aéreas globais que buscam atualizar suas aeronaves turboélice regionais Bombardier Q400 com a tecnologia de aprimoramento de asa Eco-SmartWing (da Tamarack.). Os nomes das cias. aéreas com as quais Tamarack está em negociações serão divulgados em breve.

Falando sobre as negociações com as operadoras de Q400, o CEO da Tamarack, Nick Guida, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a resposta das novas companhias aéreas que agora estão ativamente em contato conosco e que estão interessadas em atualizações do Eco-SmartWing. Tenho viajado sem parar para conhecer esses prospectos localizados em vários países europeus e norte-americanos. Estamos muito otimistas em obter o apoio de que precisamos para fazer o programa decolar”, completou Guida.

A modificação de aprimoramento ocasiona uma economia significativa de combustível, redução das emissões do motor e do ruído da aeronave, um comportamento mais suave, melhor desempenho de subida, elevando ainda nível de segurança operacional.

Uma companhia aérea européia ainda em anonimato, por ser anunciada, afirma que a tecnologia da Tamarack aumentará sua carga de passageiros, acelerará seu retorno sobre o investimento (ROI) e proporcionará uma vantagem de marketing sobre as cias. aéreas concorrentes.

Parlamentar americano, representante do EUA do 6º distrito congressional da Louisiana, e presidente do Comitê de Transporte e Infraestrutura do Congresso, Garret Graves estava presente na coletiva de imprensa em Paris quando a LoI entre a Tamarack e a SkyAlps foi anunciada. Graves estabeleceu que o acordo tinha implicações globais, afirmando: “Esta Carta de Intenções entre Tamarack – um representante do EUA líder de pensamento em tecnologia de aviação – e a SkyAlps – também uma visionária da aviação – é um exemplo poderoso de inteligência do EUA e outras empresas trabalhando juntas para atingir as metas mundiais de sustentabilidade”.

Diferentemente dos winglets passivos convencionais, a tecnologia Performance SmartWing, da Tamarack, controla automaticamente a curvatura de flexão das asas durante a turbulência e outros eventos em vôo, desabilitando efetivamente os winglets – aliviando assim a carga aerodinâmica das asas – por meio de sensores de carga e uma superfície de curvatura capaz de responder às entradas do sistema em frações de segundo. O sistema Active Winglet – de alívio de carga (load-alleviation) – tem atuação totalmente automatizada, não requerendo ação do piloto, funcionando independentemente de outros sistemas da aeronave. Além disso, a instalação do Performance SmartWing não requer reforço estrutural da asa.

No caso do projeto para SkyAlps e demais operadoras aéreas do modelo Q400, os planos também envolvem modificações do modelo com produtos e tecnologias desenvolvidas por um contingente altamente conceituado de empresas aeronáuticas e aeroespaciais, adicionalmente à modificação da asa com a solução SmartWing.

Fundado em 2010 com o objetivo de desenvolver avanços na eficiência de aeronaves, o Tamarack Aerospace Group está entre os principais fornecedores mundiais de atualizações aerodinâmicas de pós-venda para jatos executivos e turboélices.

Guida comentou: “Tem havido um interesse excepcional da solicitação da Tamarack para parcerias de fabricação agora por causa do foco atual da aviação em vôos sustentáveis ​​e a tecnologia da Tamarack é indiscutivelmente a mais dramática economia de combustível de aviação e tecnologia de redução de emissões comprovada e disponível no momento”. Guida acrescentou: “Nossos winglets Eco- SmartWing reagem instantaneamente à turbulência, vôo suave, permitem maior capacidade de segurança e controle, sendo capazes de decolar em condições de pista em alta altitude e sob alta temperatura ambiente com carga-paga maior e reduzir nível de ruído. A poluição sonora é reduzida porque nossas aeronaves atualizadas podem usar pistas mais curtas e subir mais rápido, longe de aeroportos e centros populacionais”.

A atualização do Active Winglet da Tamarack foi instalada em quase 10% da frota do jato executivo Cessna CitationJet (C525) do mundo e provou ser um benefício para operadores do transporte privado e de de fretamento, segundo a especialista americana. O sistema facilita o aumento do alcance da aeronave, da carga-paga e do peso de decolagem, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade da viagem. Até o momento, aproximadamente 180 jatos CitationJet foram atualizados com a tecnologia de asa da Tamarack; o sistema Performance SmartWing também foi instalado no jato Cessna M2 GEN2 bem será instalável nos modelos de bimotor turboélice Beechcraft King Air 200 e 350. [EL] – c/ fonte