Garmin oferecerá sistemas Autoland e Autothrottle no King Air séries 200 e 300, em 22.07.23


A Garmin anunciou no dia 19 que os seus sistemas (de pouso de emergência no modo automático) Autoland e (de aceleração de motor) Autothrottle passarão a ser oferecidos para modelos da Família de bimotor turboélice Beechcraft King Air – primeira na série 200 e depois para variantes específicas da série 300.

A próxima aplicação do programa Autoland é o seu primeiro caso de retrofit, com STC da FAA para a série 200 do Beechcraft King Air se aproximando da publicação. O sistema Autoland será subsequentemente certificado para algumas variantes da série 300.

Os retrofits de sistemas Autoland e autothrottle estarão disponíveis para o King Air da série 200 no terceiro trimestre, seguidos para a linha King Air da série 300 em 2024.

Como o Autoland requer um sistema de autothrottle, a Garmin também desenvolveu, pela primeira vez, seu próprio sistema autothrottle, que é integrado ao conjunto de aviônicos G1000 NXi para permitir o retrofit com o sistema Autoland.

A aprovação do certificado Tipo Suplementar (STC) do sistema Autoland/King Air exigirá também a atualização com aviônica G1000NXi, da Garmin – o STC da série King Air 200 incluirá a atualização com a suíte G1000NXi.

Com o sistema de aceleração automática, os benefícios da instalação no King Air incluem a prevenção do retardo de manete do acelerador (PLR) durante decolagem, mantendo as manetes de potência na configuração de potência correta. Todas as limitações de potência do King Air são respeitadas, incluindo ITT (temperatura interturbina), sobretemperatura e limites de torque, bem como velocidades de subida, cruzeiro e descida configuradas pela fabricante ou pelo usuário.

O autothrottle trabalhará da decolagem ao pouso e será ativado automaticamente caso a aeronave encontre uma condição de sobrevelocidade (velocidade excessiva) ou subvelocidade (baixa velocidade), inclusive com consideração de limites de flapes e trem de pouso. Se um motor falhar, o autothrottle manterá a referência de velocidade selecionada usando o acelerador do motor em operação e ajustará o acelerador do motor com falha para uma posição fixa.

O acelerador automático Garmin para King Air é um novo sistema desenvolvido pela Garmin. Os aviões King Air novos com aviônica Collins Pro Line Fusion já estão saindo da linha de produção com o sistema autothrottle ThrustSense, da INSS – Innovative Solutions & Support, e este autothrottle também está disponível para retrofit em King Air com uma variedade de aviônicos, incluindo sistemas G1000.

Os jatos executivos da Textron Cessna Longitude e a Latitude são equipadas com autothrottles Woodward integrados à suíte aviônica G5000, da Garmin.

O Autoland da Garmin, parte integrante de sua Família de tecnologia de aprimoramento de segurança Autonomi, foi projetado para levar o avião da altitude de cruzeiro até uma pista adequada, aterrissar, aplicar freios e desligar o motor. O Autoland também pode ativar os sistemas anti/degelo, se necessário.

Ativado pelo toque de um botão ou automaticamente quando certas condições são atendidas, como um piloto não-responsivo ou ativação prolongada do sistema eletrônico de estabilidade e proteção (ESP – Electronic Stability and Protection), o Autoland escolhe uma pista ideal de alternativa, levando em consideração meteorologia, combustível, superfície da pista e comprimento, terreno e obstáculos. O botão do Autoland no King Air é instalado na parte de trás do pedestal central.

Durante uma aproximação no Autoland, o sistema transmite mensagens de aviso a órgão de controle de tráfego (ATC) e nas frequências do aeródromo de destino para alertar de controladores e pilotos sobre a emergência. O sistema também fornece mensagens nos visores da cabine para manter passageiros informados sobre o progresso da aproximação e pouso e fornece instruções sobre como se comunicar com o ATC. Se o piloto se “recuperar” (de uma incapacitação) e conseguir voar, o desacoplamento do Autoland pode ser feito pressionando a tecla do piloto-automático no controlador de modo (mode controller) ou o botão de desconexão do piloto-automático nos manche.

A atualização do G1000NXi inclui recursos de piloto-automático, como ESP com assistência para condição de um motor inoperante (“operação monomotor”) para auxiliar piloto a manter controle do avião na operação com falha de um motor (assimetria de potência). Essa assistência do sistema evitará guinadas e rolamento excessivos facilitando para o piloto se concentrar em lidar com a emergência. O piloto-automático também inclui o modo de descida de emergência (EDM – Emergency Descent Mode), que “leva” o avião para uma altitude menor automaticamente em caso de perda de pressurização.

O conjunto de aviônicos G1000NXi adiciona novos recursos para a atualização do King Air, incluindo recursos de visão sintética, como uma visão 3D exocêntrica do ambiente aeroportuário no recurso SafeTaxi aumentada por “marca-presença 3D” de prédios, acessórios e marcações do aeroporto e representação aprimorada de sinalização do aeroporto, exibição de linhas de energia e obstáculos, com melhor clareza de relevo e limites de água e terreno mais nítidos.

No ‘pacote’ da atualização, a Garmin está incluindo seu sistema de gerenciamento de aeronave conectado PlaneSync, que permite atualizações automáticas de banco de dados, informações remotas de status da aeronave e transmissão automática pós-pouso de registro de vôo e dados do motor para arquivamento em “nuvem”. [EL] – c/ fonte