Textron completa turnê de demonstração do Cessna SkyCourier na Europa, e aposta no sucesso do modelo no continente, em 25.07.23


A Textron Aviation está prevendo a certificação Tipo pela EASA do Cessna SkyCourier para meados de 2025, revelou a fabricante americana ao completar sua primeira turnê de demonstração do bimotor turboélice na Europa. A turnê foi executada com o avião-demonstrador de matrícula N408PX (de registro de produção sn 3), com configuração de cabine de 19 assentos de passageiros.

A turnê européia do Cessna SkyCourier, de 19 dias, começou em 1º de julho e cobriu a França, Alemanha, Grécia, Reino Unido e Ilhas do Canal (na costa da Normandia).

Falando para a mídia AIN na escala final da turnê, na Ilha Jersey (uma das ilhas do Arquipélago das Ilhas do Canal), no dia 19, o vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo da Textron Aviation, Lannie O’Bannion, descreveu o interesse e interação do cliente em relação ao avião-transportador como muito positivo. “Já havia um forte interesse no SkyCourier na Europa com base nas especificações da aeronave”, disse O’Bannion, para acrescentar: “Mas esta turnê de demonstração nos permitiu aumentar nosso pipeline [canal] de clientes em potencial e fechar as vendas. As perspectivas para o SkyCourier aqui são enormes”. Os clientes potenciais incluem cias. aéreas regionais, do transporte de passageiros, além de operadoras de vôos fretados, e operadores de transporte de carga e de missões especiais. “Estamos conversando com todos”, disse O’Bannion.

O executivo vp disse que espera para o SkyCourier na configuração pax um grande sucesso no mercado europeu: “Simplesmente não há nada como o SkyCourier no mercado hoje”, observou O’Bannion.

A Textron divulgou que está avançando no desenvolvimento de várias modificações no SkyCourier para aplicações de missão especial que serão instaladas em uma aeronave de demonstração no próximo ano. Isso inclui quatro hardpoints de asa (pontos para fixação de cargas externas), duas estações internas projetadas para tanques de combustível auxiliares e um par de estações de sensores externos. As aplicações potenciais incluem vigilância, serviço aeromédico e patrulha marítima, disse O’Bannion. [EL] – c/ fonte