Bombardier entrega o sexto Global 6000 para o programa GlobalEye AEWC da Força Aérea da Suécia, em 25.07.23


A Bombardier anunciou a entrega recente de um sexto jato Global 6000 para a fornecedora de serviço de defesa SAAB para conversão na plataforma GlobalEye AEWC (Airborne Early Warning and Control – Controle e Alerta Aéreo Antecipado) da Força Aérea Sueca.

A SSAB integra sistemas de radar, comando, controle e comunicações para formar um conjunto de vigilância aerotransportada multifuncional no jato canadense.

Um jato Global 6000 na variante GlobalEye AEWC voou pela primeira vez em 2018 e a Bombardier entregou outros cinco aparelhos para a SAAB até o final de 2021. A última entrega aconteceu em meio à evolução do negócio de Defesa da Bombardier (Bombardier Defense), formalizada no final do ano na base de Wichita em meio à transição deste “sítio” após o fim do programa do jato executivo Learjet.

A Bombardier constituiu equipes de engenharia e suporte dedicadas ao negócio de defesa para desenvolver ofertas de modificação e integração para uma variedade de uso militar e outras missões especiais. Também está concorrendo no programa Canadian Multi-Mission Aircraft (Aeronave Multimissão Canadense) em parceria, no início deste ano, com a General Dynamics Mission Systems-Canada, com uma aeronave multimissão e de guerra anti-submarina baseada no Global 6500.

“Nossos jatos são reconhecidos internacionalmente como plataformas modernas por alguns das maiores provedoras de soluções de Defesa do mundo, como a SAAB”, disse Jean-Christopher Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e da Bombardier Defense. “A família de aeronaves Global representa a solução do tamanho certo para multimissão, vigilância e transporte VIP. Repetidas vezes, atendeu às expectativas dos clientes para suas necessidades de missão mais exigentes”, Gallagher completou. [EL] – c/ fonte