Honda exibe pela primeira vez HJ Elite II na AirVenture, em Oshkosh, em 30.07.23


Pela primeira vez nos 16 anos de história da fabricante, a Honda Aircraft Company (sediada em Greensboro, na Carolina do Sul/EUA) exibiu seu HondaJet Elite II na feira de aviação americana AirVenture 2023, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, no Aeroporto Regional Wittman Regional (KOSH), em mais uma edição do evento tradicional da EAA (Aviação Experimental Americana).

O HondaJet Elite II e uma seleção de produtos Honda foram exibidos durante o evento de 24 a 30 de julho.

Além do HondaJet Elite II, os participantes da AirVenture ofertados para explorar uma variedade de produtos Honda, abrangendo as mais recentes linhas de esportes motorizados, marítimos e automotivos da famosa marca. Os entusiastas de motocicletas offroad tiveram oportunidade de apreciar a moto de fábrica Honda HRC CRF250R pilotada pelo bicampeão de 250cc AMA Motocross e 250cc AMA Supercross Jett Lawrence.

A participação na AirVenture 2023 da Honda foi cuidadosamente selecionada para mostrar a dedicação da fabricante em melhorar a mobilidade (transporte) pessoal no ar, terra e mar. A AirVenture 2023 foi uma ação da Honda Aircraft Company para apresentar a maior exibição única de produtos Honda da história.

Uma evolução do HondaJet HA-420, o HondaJet Elite II incorporou aperfeiçoamentos aerodinâmicos e melhoramento de desempenho, aumento do peso bruto máximo, da capacidade de combustível, do alcance e novas rotinas de cabine de comando.

Anunciado em 17 de outubro de 2022, o HondaJet Elite II é um jato leve, com capacidade de sete a oito ocupantes, com fuselagem de material composto e asa de alumínio. O jato é equipado com dois motores turbofan General Electric (GE) HF-120 montados sobre as asas, de 2.050 lbf. de empuxo, com uma relação empuxo-peso de 4,4 (o MTOW do Elite II é de 11.100 lb.). O modelo tem velocidade máxima de cruzeiro de 422 KTAS, teto de serviço FL 430 e alcance, com regra IFR NBAA, com quatro ocupantes de 1.547 MN. A aviônica é a suíte G3000, da Garmin, com uma série de recursos de redução de carga de trabalho, como sistemas automatizados antigelo, iluminação e pressurização. O jato conta com recurso spoilers de solo automatizados; um sistema de aumento de direção pelo qual o taxiamento é bastante simplificado; e sistemas opcionais de aceleração automática e pouso automático de emergência.

O Honda Jet Elite II foi certificado pelas agências americana FAA e européia EASA.

Até o momento, a frota global HondaJet conta com de 230 aeronaves, registrando mais de 180.000 horas de vôo.

O vice-presidente de vendas da Honda Aircraft Company, Peter Kriegler, declarou: “Apoiando-se na herança da Honda de revolucionar a mobilidade por meio do avanço tecnológico, o HondaJet Elite II redefine o que significa ser um jato muito leve. A Honda Aircraft Company continuará com o compromisso inabalável de ultrapassar os limites da aviação. Convidamos todos a se juntarem a nós e testemunhar o futuro da excelência da aviação da Honda”.

Para promover o desenvolvimento contínuo e o uso ampliado de Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​(SAF), os vôos de traslado do HJ Elite II entre Greensboro (sede da Honda Aircraft Co) e Oshkosh – Aeroporto Internacional Piedmont Triad (KSO) e Aeroporto Regional Wittman Regional (KOSH), separados por cerca de 615 MN – utilizaram o Programa de Reserva e Reivindicação/Crédito de Combustível de Aviação Sustentável (SAFC – Sustainable Aviation Fuel Book and Claim). [EL] – c/ fonte