Blackhawk preparando programa de atualização do motor TBM, com a unidade PT6A-66D, em 01.08.23


A Blackhawk Aerospace adquiriu um monomotor turboélice Daher TBM-700 para servir de avião de teste (em vôo) da remotorização do primeiro modelo da linha TBM com unidade Pratt & Whitney Canada PT6A-66D, para um futuro programa de atualização.

Com entrada em serviço em 1990, o TBM-700 tem originalmente motorização PW PT6A-64, limitada a 700 SHP, com hélice quadripá. As versões TBM-850 e -900/-910/-930/-940 são equipadas com unidade PW PT6A-66D. A variante PT6A-66 equipa o bimotor Piaggio AVANTI P-180 e PT6A-66B equipa o bimotor Piaggio AVANTI II. Estas variantes PT6A-66/-66A/-66D tem 950 SHP.

No dia 24, no dia da abertura da feira de aviação americana EAA AirVenture, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, o CEO da Blackhawk, Jim Allmon, disse para mídia AIN que a especialista em projetos de modificação espera ter a aeronave atualizada para ser exibida na edição de 2024 da feira (EAA AirVenture), ie, em 1 ano. Allmon disse que a atualização do motor anunciada nesta semana durante a EAA AirVenture deve aumentar a velocidade de cruzeiro de um TBM-700 remotorizado para cerca de 295 KT – quase uma melhoria de 10 KT.

O TBM-700 tem velocidades em regime de Cruzeiro de Longo Alcance de 237 KTAS (no FL280) e em regime de Cruzeiro de Alta Velocidade de 300 KTAS (no FL260), a velocidade média destes sendo cerca de 270 KTAS.

Os detalhes dos planos para a atualização ainda estão sendo formulados, mas é provável que a Blackhawk esteja trabalhando com a American Aviation em uma entrada (duto de admissão) de motor revisada e com a Avex, “empresa-irmã” da Blackhawk, uma revendedora e centro de serviço de longa data da TBM.

Allmon estimou o mercado para uma potencial atualização do TBM-700 em aproximadamente 380 aeronaves.

A Blackhawk desenvolve programas de atualização de motores para vários turboélices, incluindo os monomotores Cessna Caravan e Pilatus PC-12 e bimotores da Família Becchcraft King Air. A Avex instala atualizações de retrofit em aviões TBM, incluindo suíte aviônica Garmin e interiores personalizados.

Nos últimos dois anos, a empresa de private equity New State Aviation Holdings adquiriu participações majoritárias na Blackhawk e na Avex., dando maior diâmica para as especialistas. [EL] – c/ fonte