Diamond DA-50RG é aprovado pela FAA e primeiro aparelho do modelo para cliente americano é entregue, em 03.08.23


A Diamond Aircraft recebeu a certificação da FAA para o monomotor a pistão turbodiesel DA50-RG, conforme divulgação no dia 25, durante a agenda da feira de aviação americana EAA AirVenture 2023, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin.

Na sequência, a fabricante austríaca fez a entrega de primeiro aparelho do modelo de cliente americano. A revendedora de longa data Diamond Premier Aircraft Sales, de Fort Lauderdale (Flórida/EUA), entregou a aeronave ao cliente Jordan Cram. O aparelho é um dos quatro DA-50 que a Premier espera entregar a cliente neste ano.
O Certificado Tipo do DA-50RG pela FAA foi concedido no dia 25 e recebido “simbolicamente” pela Diamond no seu estande na EAA AirVenture, em maio a uma turnê com membros da FAA organizada e apoiada pela GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes da aviação geral), sob liderança do presidente da GAMA, Pete Bunce.

“Que dia incrível! Nosso revolucionário DA-50RG está recebendo muitos elogios de todos que o pilotam. Sua combinação de tamanho de cabine, utilidade, desempenho e eficiência combinados com motores de combustível ecológicos o tornam uma aeronave ideal para o mercado do EUA”, disse Liqun (Frank) Zhang, CEO do Diamond Aircraft Group e CEO da Diamond Aircraft Austria. “Esperávamos ansiosamente por este próximo marco e estamos extremamente orgulhosos de oferecer esta grande aeronave, juntamente com nossos populares monomotores e bimotores leves. Também gostaríamos de parabenizar a Continental Aerospace Technology por receber a certificação da FAA para o motor de combustível JET-A CD-300, que equipa nosso fantástico DA-50RG”, disse Zhang.

“Este é realmente um dia incrível. Estamos aqui não apenas para celebrar o Diamond DA-50RG recebendo a certificação FAA, mas também a entrega ao senhor Cram”, disse Kevin Sheng, CEO da Diamond Aircraft Canada. “Temos muita sorte de poder compartilhar isso com todos os nossos amigos aqui em Oshkosh, na AirVenture 2023, e estamos muito orgulhosos de que o senhor Cram tenha se juntado à família Diamond Aircraft. Sabemos que ele vai adorar o desempenho, conforto, economia e segurança que seu novo DA50 RG vai proporcionar”, completou Sheng.

“O DA-50RG é uma combinação perfeita para requisitos de sustentabilidade, desempenho e design”, disse Jordan Cram, para emendar: “A excelente economia de combustível combinada com QAv me fez sentir melhor sobre o impacto do carbono, e o equilíbrio entre função e forma é incomparável. Vamos ficar muito no ar”.

A Diamond Aircraft está agora trabalhando na entrega de todas as aeronaves DA-50RG, que já foram encomendadas por muitos clientes do EUA, com a celebração da primeira entrega no EUA no dia do recebimento da certificação da FAA.

A Diamond Aircraft e um de seus revendedores no EUA, a Premier Aircraft Sales, comemoraram a entrega do primeiro Diamond DA-50RG de cliente do EUA.

O vice-presidente da Premier Aircraft, Jeff Owen, disse para a mídia AIN, que divulgou a aprovação da FAA e a primeira entrega no EUA, que o DA-50, de aparência elegante, atrai clientes que “não querem o mesmo antigo” e apreciam a durabilidade e a economia de combustível que o motor Continental oferece. Owen apontou para um recente vôo de circunavegação de um DA-50 feito pelos pilotos Matthias Niederhäuser e Robin Wenger: “Eles voaram o avião por 300 horas e colocaram combustível e óleo nele. É isso. A Continental realmente tem esse motor ajustado”.

Desde maio, o DA-50RG está em turnê pelo EUA, para permitir que o maior número possível de pilotos experimente a simplicidade de operação, o impressionante volume da cabine, a extraordinária eficiência de combustível e o desempenho desta aeronave única. A turnê continuará até o final de setembro.

Com valor de tabela de US$ 1,15 milhões, o DA-50RG é um avião de trem de pouso retrátil com motorização Continental Aerospace CD-300 com hélice MT propeller MTV-12-D/210-56 (de 300 HP/272 HP-MCP, com controle grupo motopropulsor por FADEC e uma única manete), alimentado por Jet-A (QAv), com consumo de até 8 galões/hora (30,3 litros/hora) em cruzeiro a 181 KTAS à altitude de 16.000 pés, com alcance de até 750 MN. O avião tem capacidade de cinco assentos.

Conforme folder da fabricante, o DA-50RG tem peso vazio de 1.450 kg (3.197 lb.) e MTOW de 1.999 kg (4.407 lb.) – uma diferença de 549 kg (1.210 lb.), a carga-útil máxima. A capacidade de abastecimento (combustível utilizável) é de 45 galões/185 litros (148 kg – 326 lb.). o avião tem capacidade de a cruzeiro à velocidade máxima de 181 KTAS, tem altitude operacional máximo de 20.000 pés e alcance máximo de 750 MN.

A velocidade máxima em condição ISA, com peso de 1.700 kg (0,85% MTOW) e operação a 16.000 pés (FL160) e em regime motor MCP é de 181 KTAS, e a velocidade cruzeiro em condição de 82% de potência à 14.000 pés é de 172 KTAS.

O alcance máximo voando em regime de 45% de potência no FL180, sem reserva e nivelado, é de 820 MN, com consumo mínimo de 8 galões/hora (30,2 litros/hora). Com 30 minutos de reserva, nivelado, o alcance é de 754 MN. O consumo de máximo alcance (820 MN), no FL 180 e 45% de potência, é de 8 galões/hora (30,2 litros/hora), uma autonomia de 6,13 horas (06h08m), o consumo operando no FL120 com 60% de potência, é de 10,3 galões/hora (38,9 litros/hora), uma autonomia de 4,76 horas (04h45m). [EL]


DA-50 – pela Diamond:

https://www.diamondaircraft.com/en/private-owners/aircraft/da50/overview/
https://www.diamondaircraft.com/en/private-owners/aircraft/da50/tech-specs/
https://www.diamondaircraft.com/fileadmin/diamondaircraft/documents/da50/DA50_RG_Product_Folder_2022_SCREEN.pdf