FAB inaugura novo radar de vigilância aérea em Petrolina (PE), e até 2024 região nordeste receberá mais um radar secundário de última geração implantado em Bom Jesus da Lapa (BA), em 07.08.23


Conforme nota postada no dia 29 no seu portal institucional, o DECEA divulgou que a FAB reforçou o sistema de vigilância do espaço aéreo na região Nordeste do país com a inauguração, no dia 28, de um novo radar secundário autônomo RSM970S NG, no Aeroporto de Petrolina – Senador Coelho (SBPL), em Pernambuco, a cerca de 345 MN a SW de Recife-Guararapes (SBRF), de 282 MN a oeste de Maceió/AL (SBMQ) e de 228 MN a NW de Aracaju/SE (SBAR).
O radar RSM970S NG, de última geração, faz parte de um contrato estabelecido entre o DECEA, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), junto ao consórcio das empresas Omnisys e Clemar.

O equipamento instalado em Pernambuco é certificado pelo Ministério da Defesa como um Produto Estratégico de Defesa (PED). Foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP), na sede da Omnisys, habilitada a aplicar em seus contratos o Regime Especial Tributário para Indústria de Defesa (RETID).

O acordo prevê, ainda, em 2024, a instalação de mais um radar, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, a 300 MN a oeste de Salvador (SBSV), e 305 MN a NE de Brasília/DF (SBBR), também na FIR Recife (SBRE), na jurisdição do CINDACTA-III.

Ao todo, o Brasil conta com 69 equipamentos similares em operação em todo o território nacional.

A cerimônia de inauguração do radar em Petrolina contou com a presença do diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Alcides Teixeira Barbacovi, do vice-diretor, major-brigadeiro do ar Marcio Bruno Bonotto, do presidente da CISCEA, brigadeiro-engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, do Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, brigadeiro-engenheiro Alessander de Andrade Santoro,  do chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, brigadeiro-engenheiro André Eduardo Jansen, do comandante do CINDACTA III, Oscar Vinicius Pisco Rocha da Silva. Também estiveram presentes o presidente da Omnisys, Rodrigo Gonzales Modugno, e o representante da Clemar, José Luiz D’Aquino.

“A instalação de mais dois radares secundários na região nordeste reforça o compromisso do DECEA com a sua missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, mantendo o aprimoramento contínuo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro” afirmou o tenente-brigadeiro Barbacovi.

Os radares secundários se comunicam com as aeronaves por meio do transponder, enviando interrogações sobre sua identificação, posição e velocidade e recebendo respostas que permitem que os controladores de tráfego realizem um monitoramento mais preciso, identificando possíveis vôos não autorizados.