Zurich divulga início de obras de nova pista no Aeroporto de Macaé (RJ), em 12.08.23


No dia 15 de junho, a Zurich Airports Brasil divulgou, no seu portal, notícia do início da construção de nova pista, em 01 de junho e anunciou a novidade da antecipação de prazo para a retomada da utilização de pista do Aeroporto de Macaé (SBME), no litoral norte do RJ, para atender vôos do transporte comercial, agora prevista para dez meses.

Os vôos do transporte comercial estão suspensos temporariamente em Macaé para viabilizar a construção da nova pista, cuja obra foi iniciada em 01 de junho. Durante a execução da obra, os vôos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do aeroporto, continuam operando de maneira regular no trecho da pista que não será impactado pela obra.

Atualmente, o Aeroporto de Macaé (SBME) responde por cerca de 55% das operações offshore na região, atendendo o setor de óleo e gás na Bacia de Campos,o que representa um aumento de 120% em sua participação no mercado desde o início da concessão ao grupo suíço, em 2019.

A nova pista terá 1.410 m. e será entregue em 2025. A nova infraestrutura vai mudar a categoria da base aeroportuária, pois permitirá o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte. O investimento total da concessionária suíça é de R$ 220 milhões.
Para celebrar a fase de construção da nova pista, iniciada em 01 de junho, a concessionária realizou na área de desembarque do terminal, a Aufrichtefest, uma cerimônia suíça realizada durante construções. E durante evento de lançamento da pedra fundamental da obra da nova pista do Aeroporto de Macaé, a antecipação do prazo foi divulgada pela Zurich. A cerimônia contou com a presença da diretoria da Zurich Airport no Brasil e na América Latina (ZALA), do Governo do Rio de Janeiro, da prefeitura de Macaé e do consórcio “Bem Voar”, formado pelas construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia, responsável pela construção da pista.

O prazo da concessionária para construção de nova pista, de acordo com o contrato de concessão, é de 2 anos. Porém, com o foco em encontrar uma solução para atender os passageiros, a Zurich desenvolveu um estudo para otimizar processos no planejamento e execução da obra, e ampliou o investimento na construção, o que vai permitir a liberação da pista atual para operar vôos do transporte comercial em tempo recorde.

A nova pista, com extensão de 1.410 m. (versus a atual pista de 1.200 m.), permitirá o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte, como o jato EMBRAER E195, mudando a categoria da base aeroportuária.

“A nova infraestrutura de pista visa atender o crescente potencial da operação offshore na Bacia de Campos e irá contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento da cidade, aliando a vocação turística da Costa Fluminense a um aeroporto adequado para operação offshore e comercial ” afirmou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, por ocasião do anúncio da contratação do consórcio construtor. “Agregar agilidade a já reconhecida qualidade dos projetos desenvolvidos pela Zurich Airport Brasil, especialmente na execução de uma obra tão importante para Macaé e para a região Norte Fluminense, reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento das cidades onde atuamos”, afirmou Ricardo Gesse na cerimônia.

Presente na cerimônia, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Farah, destacou a importância da construção da nova pista para a criação de oportunidades de negócios. “É um privilégio contar com os investimentos da Zurich Airport Brasil no Rio de Janeiro, especialmente em Macaé. A cidade tem papel de destaque na geração de emprego e renda no Estado e no país, por conta, principalmente das robustas operações offshore”. Por ocasião da contratação do consórcio construtor, Farah divulgou: O investimento da Zurich Airport amplia a infraestrutura logística e aumenta a competitividade do Estado, impulsionando nosso crescimento e comprovando que o Rio de Janeiro voltou a ser atrativo para grandes empresas e empreendimentos nacionais e internacionais. Além disso, beneficia Macaé e o Norte Fluminense, região que é um dos motores da economia fluminense”.

Em seu discurso, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, falou sobre a importância das parcerias para o desenvolvimento do município. “Estamos muito felizes com a construção da nova pista no aeroporto de Macaé. Esta obra é um exemplo de que contar com parceiros como a Zurich Airport Brasil contribui de maneira significativa para desenvolver ainda mais o aeroporto de Macaé, uma das cidades que mais cresce no Brasil”.

O consórcio “Bem Voar”, formado pelas construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia, responsável pela construção da pista, estima a geração de cerca de 380 empregos diretos e indiretos durante a obra. O escopo de serviços engloba a implantação da nova pista de pouso e decolagem, incluindo as atividades de desenvolvimento do projeto executivo, terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento. Também faz parte do escopo a relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal. O projeto prevê, ainda, a realização de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de taxiways e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.

No final de abril, a Zurich Airport Brasil divulgou a celebração do contrato para a construção da nova pista do Aeroporto de Macaé/Joaquim de Azevedo Mancebo (SBME), com a contratação do consórcio das construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia.

Conforme ROTAER, um conjunto de NOTAM está emitido com limitações e restrições operacionais decorrentes das obras:

[1] NOTAM E1256/23N, de 04/05/2023, com validade de 29/07/2023 até 15/09/2023, com informação do “fechamento” das taxiways “A” e “D” devido a obras

[2] NOTAM E1454/23N, de 18/05/2023, com validade de 31/05/2023 até 15/09/2023, com informação do “fechamento” da pista principal (06/24) devido a obras, nos seguintes horários:
– de 31/05-01/06, de 22:00-08:00Z e de 28/07 até 15/09, às 2ª/3ª até sábado/domingo, de 22:00-08:00Z e de 28/07

[3] N0076, de 13/07/23 ], com validade de 13/07/2023 até 01/06/2025, para novas características dimensionais da pista principal (06/24) – com o “fechamento” dos primeiros 777 m. da pista 06/últimos 777 m. da pista 24, devido a obras, no seguinte esquema (dia x e horário):
1.1 – ano de 2023:
1.1.1 – julho:
– de 13-00:00Z até 28-21:59Z
– dias 29, entre 08:01-21:59Z
– de dia 30-08:01Z até 31-21:59Z
– de dia 31 até 05/08, entre 08:01-21:59Z
1.1.2 – agosto:
– de 06/08-08:01Z até 07/08-21:59Z
– de 07/08 até 12/08, entre 08:01-21:59Z
– de 13/08-08:01Z até 14/08-21:59Z
– de 14/08 até 19/08, entre 08:01-21:59Z
– de 20/08-08:01Z até 21/08-21:59Z
– de 21/08 até 26/08, entre 08:01-21:59Z
– de 27/08-08:01Z até 28/08-21:59Z
– de 28/08 até 02/09, entre 08:01-21:59Z
1.1.3 – setembro:
– de 03/09-08:01Z até 04/09-21:59Z
– de 04/09 até 09/09, entre 08:01-21:59Z
– de 10/09-08:01Z até 11/09-21:59Z
– de 11/09 até 12/09, entre 08:01-21:59Z
– em 15/09, entre 08:01-21:59Z
– de 16/09-00:00Z até 31/12-23:59Z
1.2 – Ano 2024: de 01/01-00:00Z até 31/12-23:59Z
1.3 – Ano 2025: de 01/01-00:00Z até 01/06-08:00Z

[4] N0077, de 13/07/23, com validade de 13/07/2023 até 01/06/2025, para novas distâncias operacionais declaradas da pista – pistas 06 e 24 – TORA (m.)=ASDA (m.)=TODA (m.)=LDA (m.) = 423 m. [=1.200 – 777] -, devido às novas características dimensionais da pista principal com o “fechamento” dos primeiros 777 m. da pista 06/últimos 777 m. da pista 24, devido a obras, no seguinte mesmo esquema (dia x e horário) ao fechamento de parte da pista principal (trecho de 777 m. a partir da cabeceira 06:
1.1 – ano de 2023:
1.1.1 – julho:
– de 13-00:00Z até 28-21:59Z
– dias 29, entre 08:01-21:59Z
– de dia 30-08:01Z até 31-21:59Z
– de dia 31 até 05/08, entre 08:01-21:59Z
1.1.2 – agosto:
– de 06/08-08:01Z até 07/08-21:59Z
– de 07/08 até 12/08, entre 08:01-21:59Z
– de 13/08-08:01Z até 14/08-21:59Z
– de 14/08 até 19/08, entre 08:01-21:59Z
– de 20/08-08:01Z até 21/08-21:59Z
– de 21/08 até 26/08, entre 08:01-21:59Z
– de 27/08-08:01Z até 28/08-21:59Z
– de 28/08 até 02/09, entre 08:01-21:59Z
1.1.3 – setembro:
– de 03/09-08:01Z até 04/09-21:59Z
– de 04/09 até 09/09, entre 08:01-21:59Z
– de 10/09-08:01Z até 11/09-21:59Z
– de 11/09 até 12/09, entre 08:01-21:59Z
– em 15/09, entre 08:01-21:59Z
– de 16/09-00:00Z até 31/12-23:59Z
1.2 – Ano 2024: de 01/01-00:00Z até 31/12-23:59Z
1.3 – Ano 2025: de 01/01-00:00Z até 01/06-08:00Z

[5] NOTAM E2138/23R (E1193/23), de 28/06/2023, com validade de  28/06/23 até 25/09/23, com informação da inoperância do VOR/DME Macaé (MCA)

[6] NOTAM E2959/23R (E1650/23), de 02/08/2023, com validade de  02/08/23 até 04/10/23, com informação do “fechamento” do aeródromo para operação IFR de avião

O aeroporto de Macaé (SBME) dista cerca de 85 MN a NE do Rio de Janeiro (SBRJ) e a a 150 MN a sudoeste de Vitório/ES (SBVT). A sudoeste de Macaé (SBME), a 39 MN, dista o aeroporto de Cabo Frio (SBCB) e a nordeste, a 46 MN, dista o Aeroporto de campos do Goytacases (SBCP).

A atual pista, 06/24, tem 30 x 1.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 19 e resistência de subleito baixa, com pressão admissível máxima de pneus de alta (acima de 1,75 MPa, ou 253 psi), ao nível do mar (elevação em 8 pés). As duas cabeceiras são dotadas de sistema de indicação de rampa de aproximação de precisão PAPI, para rampa padrão de 3° e MEHT de 47,88 pés (pista 06) e de 47,94 pés (pista 24); os dois sistemas PAPI são operados pela ASeB – Aeroportos do Sudeste do Brasil (operadora do aeroporto), uma unidade da Zurich. A pista é dotada de sistemas de luzes de balizamento noturno, com luzes de cabeceiras, luzes laterais ao longo da pista a cada 60 m. e mais luzes da pista de taxiamento. Existem duas áreas giro em cada extremidade da pista e RESA em ambas cabeceiras – de 60 x 90 m.

A faixa de pista livre é de 140 x 1.320 m.

A área de movimento se compõe de pátio alongado (#1), paralelo à pista (0624), e mais três taxiways, duas para acesso para as duas cabeceiras (“A” e “D”) e uma taxiway central (“B”) para o terminal de passageiros.

No “sítio” está implantado rádio-auxílio à navegação VOR/DME Macaé “MCA”, operado pela NAV Brasil. O auxílio baliza vôos em rota, nas aerovias Z35 e Z49 (espaço inferior) e UZ44 (espaço superior) e mais um conjunto de 14 aerovias para operação de asa rotativa (KZ-), além de procedimentos de saída e de aproximação no aeroporto.

O aeroporto é homologado para operação VFR diurna e noturna e IFR diurna e noturna. A operação no aeroporto tem carta VAC para operação VFR e procedimentos de saída e aproximação para da as duas cabeceiras – existem procedimentos de saída OMNI, por navegação convencional (por VOR) e navegação por satélite e de aproximação por navegação convencional (por VOR) e navegação por satélite.

Operação de aeronave bimotor turboélice ATR-72 (código 3C, ACN 14, CAT 5) é autorizada somente em Condições Meteorológicas Visuais (VMC).

Conforme ROTAER, são proibidas tráfego de aeronaves [i] com envergadura superior a 15 m. pela linha de taxi/deslocamento (linha amarela/yellow line) entre as taxiway “B” e a posição de pátio #01 e [ii] com envergadura superior a 24 m. pela linha de taxi/deslocamento (linha amarela/yellow line) entre as taxiway “A” e a posição de pátio #32.

Operadores da aviação geral que necessitem reserva de posição de pátio devem compulsoriamente requerer ao Centro de Coordenação Aeroportuária (CCA), por meio eletrônico, autorização prévia com 24 horas de antecedência, independentemente do tempo de permanência. Para operação de aeronave da aviação geral não-baseada no aeroporto entre 22:00 e 10:00Z (19:00-07:00LT), o operador aéreo deverá contatar previamente a operadora aeroportuária.

Com a Portaria nº 6.757/SIA, de 17/12/2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 20/12/2021 (seção 1, pág. 185), a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) da ANAC concedeu à ASeB Concessionária Aeroportos do Sudeste do Brasil S.A o COA – Certificado de Operador Aeroportuário do Aeroporto de Macaé (SBME – CIAD RJ004). A Portaria entrou em vigor na data da sua publicação, com efeitos a contar de 18/12/2021, revogando a Portaria nº 3.766/SIA, de 17/12/2021, publicada no DOU de 18/12/2020 (de emissão de COA provisório ASeB Concessionária Aeroportos do Sudeste do Brasil S.A), em substituição ao COA para INFRAERO como operadora aeroportuaária anterior, na transição para transferência para ASeB, em Portaria de outubro de 2019.

A certificação operacional fica condicionada, ao menos, à manutenção, pelo operador aeroportuário, dos aspectos avaliados no âmbito do processo por meio do qual a outorga foi concedida. O aeroporto certificado nos termos da emissão do COA operará com as seguintes especificações operativas:
I – Geral:
a) Código de referência: 2C
b) O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior
c) Tipo de operação por pista/cabeceira:
Cabeceira 06: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-precisão Diurno/Noturno
Cabeceira 24: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-precisão Diurno/Noturno
d) Categoria Contraincêndio do Aeródromo (CAT) – 5
e) Autorizações de Operações Especiais: operações da aeronave ATR-72
II – Restrição a classes e tipos de aeronaves: não aplicável
III – Restrição aos serviços aéreos: não aplicável
IV – Restrições operacionais: operações da aeronave ATR-72 somente em Condições Meteorológicas Visuais (VMC) e com Número de Classificação de Aeronaves (ACN), compatível conforme regulamento, com o Número de Classificação de Pavimentos (PCN)

A Zurich Airport Brasil já é operadora por concessão federal dos aeroportos de Macaé e Vitória, concedidos juntos em um mesmo bloco em leilão em 2018 (na quinta rodada de concessão), e também Florianópolis (concedido individualmente), e Vitória, e com conjunto com a CCR do aeroporto de Confins (MG). O bloco dos aeroportos de Macaé e Vitória foi arrematado por R$ 437 milhões, com ágio de 830% em relação ao lance mínimo inicial.

Recentemente, a Zurich ganhou a relicitação para concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal (RN).

No Blog:
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