Avantto e Epic Aircraft celebram acordo de aquisição de 34 aviões E1000GX, em 13.08.23


Nesta semana da feira de aviação executiva latino-americana LABACE 2023, em SP, a fabricante americana Epic Aircraft celebrou o anúncio de um acordo de venda para a operadora brasileira de aeronaves compartilhadas Avantto de 34 monomotores turboélices Epic E1000GX.

O CEO da Epic, Doug King, voou de Bend, no Oregon (sede da fabricante) para o Aeroporto de Congonhas (SBSP), sede da LABACE, com o com o E1000GX que foi colocado em exposição estática na feira. Na bagagem, Doug trouxe uma garrafa de 16 litros de champanhe Veuve Clicquot que ele compartilhou durante a celebração do acordo com a Avantto.

As entregas dos E1000GX da Avantto estão programadas para o primeiro avião em meados de outubro, com o segundo até o final do ano, e o restante chegando a uma taxa de oito aparelhos por ano nos próximos quatro anos. Isso dependerá da certificação do E1000GX pela ANAC do Brasil, que está pendente.

O E1000GX será a “chave” para os planos ambiciosos da Avantto de dobrar seu tamanho nos próximos dois a três anos, oferecendo aeronaves de propriedade compartilhada para a indústria do agronegócio e posicionando a provedora para uma oferta pública inicial (IPO).

“O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e soja e, no ano que vem, também será de algodão”, disse o CEO da Avantto, Rogério Andrade, para a mídia AIN. Mesmo durante as flutuações econômicas e cambiais do Brasil, essas commodities continuam abastecendo o mundo com mercadorias e os pecuaristas com um fluxo constante de Dólares. Para a Avantto chegar a esse mercado, Andrade disse: “Um turboélice muito rápido era a peça que faltava. O baixo custo do Epic, tanto de aquisição quanto de operação, o tornava a melhor opção”.

Descrevendo as capacidades do E1000GX,  Doug disse para a AIN: “Ele tem o mesmo motor e hélice de um Pilatus [PC-12] e pesa 3.000 lb. [1.362 kg] a menos. Claro, é mais rápido. [É] o único [avião] que ultrapassa os 300 KT com menos de 50 galões de combustível por hora [189,5 litros/hora, ou 339 lb./hora]. O consumo é a metade de qualquer jato leve”.

Alimentado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-67A de 1.200 SHP, equipado com hélice Hartzell pentapá de material composto, o E1000GX, com fuselagem toda de material composto, pode subir a uma altitude operacional máxima de 34.000 pés. Com abastecimento completo (264 galões/999 litros), o E1000GX pode transportar uma carga útil de 1.100 lb. e voar 1.560 MN. A velocidade máxima de cruzeiro é de 333 KTAS e de cruzeiro normal de 317 KTAS. As distâncias de decolagem e pouso sobre um obstáculo de 50 pés são 2.254 pés (687 m.) e 2.399 pés (731 m.), respectivamente.

A suíte aviônica inclui conjunto Garmin G1000NXi com um piloto-automático GFC 700.

O interior do E1000 tem um ar de amplitude incomum em uma aeronave pequena, e King disse que 200 lb. (91 kg) adicionais de isolamento acústico foram usadas para garantir que a aeronave seja acusticamente confortável para viagens mais longas. A leveza se deve à construção em fibra de carbono, que une resistência com acabamento liso, esculpido e aerodinâmico, contribuindo para a eficiência. A poucos metros de distância, a junção das janelas curvas com a estrutura é tal que as janelas parecem apenas áreas onde não foi aplicada tinta.

A Avantto planeja unir a iniciativa com a frota de aviões Epic com sua capacidade na asa rotativa atual para fornecer viagens perfeitas. “O pecuarista poderá decolar de sua pista de 800 m., voar em um Avantto Epic para São Paulo, aterrissar, subir em um helicóptero Avantto e desembarcar no seu destino”. Sem aquele serviço porta a porta da bandeira Avantto, a alternativa é um pequeno avião para um aeroporto regional e um jato executivo, com múltiplas trocas de aeronaves e prestadores de serviço.

A frota de helicópteros da Avantto realiza mais de 1.400 operações por mês.

“Embora o Epic [E1000] seja novo e não esteja no Brasil, é de longe o melhor para atender às necessidades do cliente”, disse Andrade. “É um design limpo que está 20 anos à frente de qualquer outra coisa que o mercado oferece”.

A Avantto também planeja abrir sete bases no “cinturão” agrícola do Brasil para atender às necessidades dos clientes. [EL] – c/ fonte