Executivo de vendas da Textron destaca popularidade do Cessna Caravan na América Latina, e muito no Brasil, em 14.08.23


Por ocasião da feira de aviação executiva da América Latina (LABACE), em São Paulo, recém acontecida, o vice-presidente para venda de aeronaves de missão especial da Textron Aviation, Bob Gibbs, disse quanto ao mercado brasileiro: “Houve um grande aumento nas compras [de aeronaves para transporte aeromédico], com aviões Caravan adquiridos para corporações de bombeiros, mas usados pelo Ministério da Saúde. Todas as compras de [Secretaria de] Segurança Pública são de ciclo longo, mas todas precisam adicionar aeronaves eventualmente”.

O mercado brasileiro inclui órgãos federais, que precisam de aeronaves modernas para fiscalização. No entanto, as compras de Segurança Pública são feitas pelos governos estaduais e não pelos governos municipais. “Algumas grandes cidades [municípios] poderiam ter suas próprias [aeronaves], disse Gibbs, “mas depende do Estado”, pontuou Gibbs.

Referindo-se aos planos da cia. aérea Azul, que tem a subsidiária Azul Conecta, uma operadora de Cessna Caravan exclusivamente, de expandir o serviço regular de 60 para 160 cidades no Brasil, Gibbs afirmou: “Muito disso [será] Caravan. O investimento brasileiro em infraestrutura deu frutos. A segurança [de vôo] aumentou enormemente na Amazônia com o aumento da cobertura de radar e comunicação”.

Vendendo aeronaves para o mercado brasileiro há um “quarto de século” (25 anos), Gibbs lembra de uma região amazônica mais arriscada para a aviação. “Vinte anos atrás, não havia controle de radar – todas as posições eram autodeclaradas”, Gibbs lembrou. Ainda hoje, voar além do horário diurno pode ser arriscado, acrescentou ele, “porque se Boa Vista estiver fechado, a pista de pouso iluminada alternativa mais próxima pode estar a 300 milhas de distância”.

O Cessna Caravan C208 tem sido usado no Brasil para o transporte regular de passageiros pelo menos desde o início dos anos 1990, com a cia. aérea TAM, nos seus primórdios, uma das primeiras a adotá-la.

A TAM Aviação Executiva (TAM AE) é a distribuidora da Textron Aviation responsável pelas vendas da linha de produtos Textron, incluindo Caravan, no Brasil. Na LABACE 2023, a TAM AE exibiu um Grand Caravan EX.

Mas Gibbs destacou a popularidade do Caravan na América Latina, além do Brasil: “O Caravan não é só brasileiro. Tivemos algumas reuniões com países vizinhos todos os anos em que há uma LABACE”. [EL] – c/ fonte