PWI obtem aprovação da FAA para sistema de iluminação com luzes LED em todas as configurações de cabine dos modelos Cessna Citation II e CJ1, em 17.08.23


A fabricante de sistema de iluminação de aeronaves PWI, com sede em Wichita, no Kansas/EUA, obteve a aprovação de fabricação de peça/componente (PMA) da FAA para substituição da iluminação interna fluorescente por luzes de LED nos jatos executivos Cessna Citation II 550 e Citation Jet CJ1 (C525). Passando a ser aprovada para instalação de luzes LED em todas as configurações de cabine dos modelos Citation II e CJ1, a PWI fornece kits para substituir todas as lâmpadas fluorescentes nas cozinhas (galleys), lavatórios (lavatories) e cabines de passageiros dos modelos.

A aprovação para os kits de luzes LED na linha Cessna Citation segue a certificação FAA do kit de LED de cabine da PWI para o jato Dassault Falcon 900B, no início deste ano.

Os benefícios de iluminação com LED em relação à iluminação fluorescente incluem manutenção reduzida, vida útil mais longa, ausência de calor, alta tensão e possíveis interferências EMI/RFI resultantes, e ausência de zumbido, zunido ou oscilação de luz. Os kits de iluminação de cabine LED para a linha Citation oferecem 100.000 horas de serviço, requerem pouca energia e nenhuma manutenção e funcionam com a corrente de 28 volts (28V) fornecidos pelo sistema elétrico da aeronave. Os kits têm PMA PQ4159CE, numeração suplementar (Suplement Number) 25, 26, 27, 28 e 29.

A PWI projetou os kits para conectar diretamente à fiação da aeronave, usando os conectores elétricos exatos encontrados no Cessna Citation, tornando o que a fabricante especialista chama de uma instalação muito direta.

Os kits vêm em temperatura de cor branco quente de 4000K e branco frio de 5100K. As luzes LED escurecem usando os controles de iluminação originais da aeronave ou qualquer sistema de gerenciamento de cabine de terceiros.

 

A PWI diz que a expansão futura do trabalho de atualização de iluminação com lâmpada LED para cabines completas envolverá aeronaves Cessna Citation, Dassault Falcon, Gulfstream e Bombardier Learjet adicionais. [EL]