Demanda global por vôos em jatos executivos na primeira quinzena de agosto cai 4% em comparação a 2022, mas fica 15% acima dos níveis observados em 2019 (pré-pandemia), de acordo com a WingX Advance, em 20.08.23
A demanda global por vôos em jatos executivos na primeira quinzena de agosto foi 4% menor do que no ano anterior, e ainda 15% acima dos níveis observados em 2019 (na pré-pandemia), de acordo com a provedora de dados por rastreamento – “rastreadora” de vôos – da indústria WingX Advance.
Na América do Norte, 92% das partidas de jatos executivos até agora neste mês de agosto (iniciando a segunda quinzena) foram de aeroportos do EUA, embora em volume abaixo em comparação a 2022.
“A demanda da aviação de jatos executivos no principal mercado do EUA caiu 4% em comparação com agosto de 2022 e agosto de 2021, com os dois anos anteriores estabelecendo pontos altos para a atividade de vôo”, disse o diretor administrativo da WingX, Richard Koe. “Os declínios iniciais de 2023 em relação ao ano passado parecem estar diminuindo, com o mercado mantendo ganhos de pelo menos 10% em comparação com 2019”, completou Koe.
Na semana encerrada em 13 de agosto, a atividade de jatos executivos na Europa ficou 9% abaixo do mesmo período do ano passado, com vários dos principais mercados europeus registrando crescimento de dois dígitos em comparação com agosto de 2019, principalmente Itália, Reino Unido, Espanha e Suíça.
“A Europa é o mercado regional mais fraco”, acrescentou Koe, para emendar em contrapartida: “A Ásia está vendo uma forte recuperação em comparação com o ano passado”.
A atividade de jatos executivos na Ásia continua bem acima do ano passado, com partidas em número 16% acima de agosto de 2022 e 46% em comparação com 2019. A China está tendo um crescimento de três dígitos em relação ao ano passado, 32% acima de 2019. [EL] – c/ fonte