Após relicitação e com planos de assumir o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante até janeiro, representantes da Zurich se reúnem com Governo do RN para discutir a operação, em 21.08.23


Fonte: g1 – 08/08/2023
A governadora do Rio Grande do Norte (RN), Fátima Bezerra, e representantes da operadora Zurich Airport, nova concessionária do Aeroporto Aluízio Alves (SBSG), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, se reuniram no dia 08 para discutir a operação no terminal futuramente.

Segundo representantes da operadora nova concessionária, a ideia que de que o aeroporto (SGA/SBSG) passe a ser controlado pela Zurich até janeiro do próximo ano, após a finalização das atuais pendências referentes à Inframérica, atual concessionária em transição para devolução do aeroporto, após a relicitação.

A ANAC e o Ministério dos Portos e Aeroportos trabalham nos trâmites burocráticos para efetivar a alteração da concessão e operação do aeroporto, para transferência do ativo para a Zurich.

“Isso é um processo que ainda não está concluído. A gente espera para o meio de setembro que esse processo de pagamento da atual concessionária seja efetivado para que aí o governo federal consiga emitir uma ordem de serviço. E existe um período de transição entre Inframérica, e a Zurich Airport”, explicou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse. “Tudo correndo dentro dos trâmites normais, que a gente acredita que vai correr, a gente espera algo entre dezembro e janeiro estar oficialmente assumindo a operação do aeroporto. Expectativa para 15 de setembro pra esse processo terminar”, disse Gesse.

O Aeroporto Aluízio Alves (SBSG), em São Gonçalo do Amarante foi relicitado no dia 19 de maio passado e a oferta vencedora da Zurich Airport foi de R$ 320.000.012 – proposta R$ 1 mais cara que a segunda colocada.

A licitação foi em leilão da ANAC – o primeiro do atual governo federal e também a primeira relicitação de ativo de infraestrutura realizada no país.

Primeiro aeroporto privatizado do país, o terminal começou a operar em 2014 e passou por uma “devolução amigável”, feita pela Inframérica à União. A empresa administradora do terminal anunciou o pedido de devolução em 2020, e segue no Brasil com a concessão do aeroporto de Brasília, no DF.

Na segunda quinzena deste mês, a governadora Fátima Bezerra e dirigentes da Zurich estarão tratando deste assunto no Ministério dos Portos e Aeroportos, em Brasília/DF. “É um marco histórico pra nós do RN porque depois de tudo que a gente enfrentou no passado recente, prejuízo que o RN teve com esse processo de relicitaçao que se arrastou e muito”, falou a governadora Fátima Bezerra.

A governadora explicou que o encontro também é importante para avançar “nas parcerias que estão sendo feitas para que o novo operador comece a atuar e trazendo para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante o protagonismo que ele tem a exercer no contexto do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”. A governadora reforçou: “O Aeroporto é um equipamento muito importante. É a principal porta de entrada para promover o desenvolvimento econômico e social do nosso estado com foco no turismo”.

O CEO da Zurich Airport explicou que pelo fato de existir investimentos obrigatórios a serem feitos nessa concessão, eles ocorrerão conforme o número de passageiros aumentar. “Faremos um trabalho para aumentar o número de destinos e assentos para Natal. Pouco a pouco a gente vai evoluindo esse número. E a gente tem alguns gatilhos que falam de expansão de terminal, da área de Raio-X, que vão ser basicamente demandadas pelo número de passageiros. Numa fase inicial, não existe investimento obrigatório. Nós temos uma infraestrutura totalmente adequada às condições de tráfego e segurança”, Gesse explicou.

A Zurich Airport administra no Brasil os aeroportos de Florianópolis/SC, Vitória/ES, Macaé/RJ e Belo Horizonte/MG (este em parceria com a CCR). Na Suíça, há ainda o aeroporto da cidade de Zurich, o aeroporto administrado pela empresa há 17 anos é considerado o melhor da Europa.