Vendas de aviônicos aumentaram 19,2% no primeiro semestre, com vendas de produtos de linha de produção puxando a alta com seu crescimento de 31,7%, pelos dados da AEA, em 23.08.23


No primeiro semestre, as vendas de aviônicos para aviação geral aumentaram 19,2% em relação ao ano anterior, para US$ 1,601 bilhões, de acordo com o relatório de mercado de aviônicos do segundo trimestre da AEA – Aircraft Electronics Association (Associação de Eletrônicas de Aeronaves).

Somente no segundo trimestre (2T23), as vendas dispararam 16,2% em relação ao mesmo período de 2022 (2T22), para US$ 823 milhões, informou a AEA, observando que isso marcou o maior volume de vendas trimestrais na história de seu relatório de mercado.

As vendas de equipamentos para aeronaves em linha de produção (forward-fit) impulsionaram o aumento das vendas, atingindo sua marca trimestral mais alta, de US$ 490 milhões, na apenas terceira vez que as vendas trimestrais ultrapassaram US$ 400 milhões, na sequência de volume de venda de US$ 467 mi no 1T23.

No primeiro semestre do ano, as vendas de equipamentos para aeronaves em linha de produção (forward-fit) aumentaram 31,7% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 958 milhões.

As vendas trimestrais de equipamentos para retrofit de aeronaves também impulsionaram o aumento das vendas, atingindo sua marca trimestral de US$ 333 milhões, na sequência de volume de venda de US$ 310 mi no 1T23, um aumento de 7,5%.

No semestre 1S22, as vendas de equipamentos para retrofit de aeronaves somaram US$ 643 milhões, ante US$ 616 mi no 1S22, um aumento de 4,4%.

Assim, no semestre 1S22 as vendas de aviônicos totais, de US$ 1,601 bi, foram divididas nas vendas de equipamentos para aeronaves em linha de produção (forward-fit) de US$ 958 milhões (59,8%) e vendas de equipamentos para retrofit de aeronaves de US$ 643 milhões (40,2%).

No ano passado, as vendas de aviônicos totais, de US$ 1.343 bi, foram divididas nas vendas de equipamentos para aeronaves em linha de produção (forward-fit) de US$ 728 milhões (54,2%) e vendas de equipamentos para retrofit de aeronaves de US$ 616 milhões (45,8%).

A América do Norte (EUA e Canadá) continuou sendo o mercado dominante. No 1S23, a região respondeu por 72,9% das vendas totais, com 74,5% das vendas no 1T23 e 71,5% das vendas no 2T23.

“Este relatório trimestral deixa claro que a indústria está vendo um aumento recente nas vendas de equipamentos para aeronaves em linha de produção (forward-fit), que ultrapassaram mais de US$ 400 milhões em três dos últimos quatro trimestres”, disse o presidente e CEO da AEA, Mike Adamson. “O mercado de retrofit parece ter um crescimento mais modesto”, completou Adamson. [EL] – c/ fonte