Boeing se prepara para transformar MD-90 no protótipo “X-66A” (com solução de asa TTBW – “treliçada-escorada transônica”), em 25.08.23


A Boeing está se preparando para modificar um jato de fuselagem estreita do transporte comercial  MD-90 – com a modificação radical com o propósito de testar a sua arquitetura de asa TTBW – Transonic Truss-Braced Wing (de asa treliçada-escorada transônica) sob os auspícios do projeto Sustainable Flight Demonstrator (Demonstrador de vôo sustentável), da NASA. Após a conclusão de uma extensa série de modificações estruturais, o MD-90 surgirá com a redesignação (de aeronave experimental) “X-66A”.

Com asas ultrafinas apoiadas por escoras com envergadura maior e razão de aspecto mais elevada, o design da asa de conceito TTBW e outros avanços tecnológicos esperados poderiam levar a reduções no uso de combustível e nas emissões em até 30%.

O “X-66A” será o primeiro avião experimental de escala plena (porte real) da NASA projetado especificamente para promover a meta da comunidade internacional de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na aviação.

Enquanto a Boeing, a NASA e os líderes comunitários se reuniam para reconhecer o marco ocasionado pela realização do projeto “X-66A”, a Boeing divulgou fotos do vôo de traslado do MD-90 de Victorville a Palmdale, as duas localidades na Califórnia (EUA), no último vôo do jato na sua configuração original.

A modificação do MD-90 será iniciada de imediato. A previsão é que os testes de solo e de vôo serão iniciados em 2028.

O diretor de tecnologia da Boeing, Todd Citron, declarou: “Isso marca um passo importante no projeto Demonstrador de Vôo Sustentável, avança o compromisso da Boeing com a sustentabilidade e nos aproxima de testar e validar o projeto TTBW”.

Ed Waggoner, vice-administrador associado de programas na diretoria de missões de pesquisa aeronáutica da NASA, comentou: “Nós da NASA estamos entusiasmados por trabalhar com a Boeing no Demonstrador de Vôo Sustentável X-66A, fazendo contribuições críticas para acelerar a aviação em direção ao seu efeito estufa líquido zero em 2050 como meta de emissão de gases”.

A Boeing e a NASA colaboram há mais de uma década no conceito por meio do programa SUGAR – Subsonic Ultra Green Aircraft Research (pesquisa de aeronave ultra-verde subsônica).

O congressista da Califórnia, Mike Garcia, opinou: “O Aerospace Valley [Vale Aeroespacial, em Palmdale, na Califórnia] tem uma longa e distinta história como berço da inovação aeroespacial, e esta inauguração é uma continuação desse trabalho crítico. A talentosa força de trabalho e infraestrutura de Palmdale fazem dele o local perfeito para este importante projeto”. [EL] – c/ fonte