Suíça Nomad Technics conclui sua primeira inspeção inicial de 12 anos em um Airbus ACJ319, em 23.09.23


A organização suíça de manutenção e revisão geral (MRO) Nomad Technics (com base em Basel) concluiu recentemente sua primeira inspeção de 12 anos em um Airbus ACJ319, este tornando-se o maior evento de manutenção da empresa já realizado em um Airbus ACJ319.

A inspeção envolveu um exame minucioso da estrutura primária e secundária da aeronave, o que exigiu a remoção e reinstalação de todo o interior da cabine.
A inspeção do jato revelou corrosão em alguns componentes, necessitando de substituição ou reparo. Os engenheiros também corrigiram defeitos estruturais e de sistema e realizaram inspeções e trabalhos de manutenção em motores e reversores de empuxo. Os testes funcionais e operacionais de todos os sistemas da aeronave concluíram o evento de manutenção e a Nomad entregou a aeronave ao cliente.
“A conclusão bem-sucedida desta primeira inspeção de 12 anos em um ACJ319 é um grande marco para a Nomad Technics e nos permitirá aprimorar ainda mais nossas capacidades para oferecer e executar este tipo de serviços de manutenção exigentes, não apenas na Airbus, mas também em uma variedade de outros tipos de aeronaves”, disse Serge Kieffer, gerente de manutenção da Nomad Technics.

O diretor de vendas e gerente de projetos da empresa, Thomas Gierlich, expressou gratidão pelas equipes de cabine e chapa metálica da Airbus. “Estamos ansiosos para receber proprietários e operadores de aeronaves Airbus em nossas instalações em Basileia, na Suíça, para demonstrar nossa manutenção de aeronaves VVIP altamente qualificada e serviços de aviação personalizados”, concluiu.

No final de janeiro, a Nomad Technics divulgou a conclusão de uma manutenção programada e modificações em um Boeing BBJ.

A empresa realizou tarefas de manutenção programadas no Boeing BBJ e ao mesmo tempo concluiu uma série de modificações nos sistemas da aeronave. Estas incluíram a instalação de um QAR – Quick Access Recorder (Gravador de Acesso Rápido), a substituição de um esquentador por uma unidade diferente e mais eficiente e a relocalização de um sensor infravermelho. Todas essas modificações foram realizadas através de projeto e engenharia personalizados, resultando na aprovação de modificações pela EASA. Todas as modificações contribuem para uma maior eficiência operacional e uma melhor experiência para os passageiros. Para renovar ainda mais a aparência da cabine da aeronave, os engenheiros e mecânicos da Nomad reformaram os assentos e os itens de couro e retocaram o madeiramento dos armários e móveis. A aeronave foi entregue para o cliente na data programada.

“Estamos orgulhosos que a flexibilidade e dedicação demonstradas pela nossa equipa nos tenham permitido incorporar estas modificações durante os trabalhos de manutenção programados, não prolongando assim o tempo de solo [fora de serviço] acordado planejado para o evento”, afirmou Christian Sacker, diretor de qualidade, segurança e conformidade da Nomad.

Thomas Gierlich, diretor de vendas de manutenção da Nomad Technics, acrescentou: “Além do trabalho de manutenção e modificações realizado na aeronave, a equipe de cabine fez um trabalho incrível para renovar o interior da aeronave”. [EL]