Nova operadora e concessionária assumindo em outubro o aeroporto, AENA anuncia novo terminal de passageiros de Congonhas até 2028 – aeroporto é tombado e prefeitura de SP diz que vai avaliar proposta de mudança que deve ser enviada para ANAC até dezembro, em 25.09.23


Fonte: g1 – 25/09/2023
O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, deve ganhar um novo terminal de passageiros nos próximos anos, segundo a empresa espanhola AENA, que vai assumir a operação do local pelos próximos 30 anos em 17 de outubro.

A área do terminal atual de um dos mais movimentados aeroportos da América Latina é de 35 mil m² mas com a mudança, o espaço total deve ficar em torno de 80 mil m². A nova área deve ter conexão com a linha 17-Ouro do metrô.

No entanto, o aeroporto é tombado, o que pode ser um empecilho para a mudança.

“A gente tem que falar também com o patrimônio histórico da cidade de São Paulo para ver quais são os usos que a gente pode dar dentro desse terminal. A gente está focando mais para uma área de desembarque, escritórios corporativos”, disse Santiago Yus, diretor-presidente da AENA Brasil.

O objetivo das mudanças é tanto melhorar o espaço do aeroporto quanto à acomodação das pessoas, já que há reclamações frequentes sobre poucos guichês no check-in e pouco espaço para os passageiros.

O projeto deve ser entregue para a ANAC até dezembro, e a obra, até 2028.

A prefeitura de SP divulgou que mudanças no terminal e no entorno devem ser analisadas.

Assumindo o aeroporto, a AENA empreenderá serviços iniciais, como a revitalização das pistas de taxiamento e a ampliação do pátio de aeroportos.

Outras intervenções iniciais no aeroporto abrangerão:
ampliação das salas de embarque em que o passageiro tem que pegar ônibus para embarcar no avião
reforma dos banheiros
melhoria da fachada do aeroporto
ampliação das vias de acesso ao aeroporto

A expectativa da concessionária AENA é aumentar o fluxo de 22 milhões de passageiros por ano até o final da concessão.