Textron e Garmin anunciam STC da FAA para suíte Garmin G5000 no Cessna Citation XLS+ e XLS Gen2 prevista para o 1S24, em 27.09.23


Nesta terça dia 26, a empresas Textron Aviation e Garmin anunciaram a Certificação Tipo Suplementar (STC/CST) da FAA para a suíte aviônica integrada Garmin G5000 no jato executivo Cessna Citation XLS+ e XLS Gen2. A Textron divulgou que a atualização aviônica será disponível em breve, para instalação em Centros de Serviços Textron Aviation, próprios da fabricante, logo após a certificação pela FAA prevista para o primeiro semestre de 2024, com garantia de três anos.

O ‘pacote’ G5000 já é disponível para os modelos Cessna Citation Excel e XLS e, com esta nova aplicação (XLS+ e XLS Gen2), os proprietários das variantes posteriores do jato terão a opção de substituição da aviônica original Collins Pro Line 21, para sua atualização com aviônica de nova geração.

De acordo com a Textron, a suíte aviônica Garmin G5000 moderniza a cabine de comando e endereça a evolução do espaço aéreo pela FAA enquanto oferecendo uma menor custo de operação.

“A cabine de comando integrada G5000 da Garmin já é uma modificação popular para clientes do Cessna Citation Excel e XLS porque oferece consciência situacional incomparável, menor custo de operação e uma experiência de vôo aprimorada”, disse Brian Rohloff, vice-presidente sênior de suporte ao cliente, para emendar: “Esperamos expandir esta opção de atualização para operadoras Citation adicionais, à medida que continuamos a projetar e oferecer a melhor experiência ao cliente e a apoiá-los durante todo o ciclo de vida de suas aeronaves”.

A suíte aviônica G5000 da Garmin foi projetada para fornecer aos pilotos uma cabine de comando intuitiva e moderna, incluindo três telas de informação de vôo orientadas em linha – na disposição de paisagem (landscape) – com capacidade de tela dividida, controladores de tela sensível ao toque intuitivos e cartas-diagramas de aeroporto pelo aplicativo Garmin SafeTaxi georreferenciadas. O banco de dados SafeTaxi fornece aos operadores uma melhor consciência situacional enquanto taxiam em aeroportos constantes no banco de dados, exibindo hangares, terminais, torres, pistas de táxi e outras sinalizações e referências.
A instalação da atualização aviônica com a suíte G5000 no Citation XLS+ e XLS Gen2 inclui um Sistema de Controle Automático de Vôo (AFCS – Automatic Flight Control System) totalmente digital, oferecendo desempenho preciso em todo o envelope de vôo da aeronave. A suíte também é dotada do Modo de Descida de Emergência (EDM – Emergency Descent Mode) como recurso padrão; no caso de despressurização da cabine, o EDM é capaz de descer automaticamente a aeronave até uma altitude predefinida sem intervenção dos pilotos. A proteção de baixa velocidade (USP – Underspeed Protection) permite que o piloto-automático auxilie no gerenciamento da velocidade indicada, ao mesmo tempo que permite arremetidas totalmente acopladas, reduzindo bastante a carga de trabalho do piloto. Além disso, as operadoras aéreas ganham acesso a mais aeroportos e menores Mínimos de aproximação, já que o G5000 possui capacidade de navegação PBN/RNP 0,3 com capacidade de execução de aproximação LPV/APV.

A Garmin também anunciou e promoveu a Certificação Tipo Suplementar (STC/CST) da FAA para a suíte aviônica integrada Garmin G5000 extensiva no jato executivo Cessna Citation XLS+ e XLS Gen2, e a expansão de seu portfólio de produtos, e do sucesso especificamente do programa de atualização-retrofit da suíte G5000, com a inclusão da “popular aeronave Cessna Citation”.

A Garmin promove que a suíte aviônica integrada G5000 moderniza a cabine de comando com recursos adicionais, reduz significativamente os custos operacionais, aumenta a consciência situacional dos tripulantes e resolve preocupações de longo prazo relacionadas à obsolescência de peças de aviônicos originais antigos.

“O programa de atualização do G5000 para Citation Excel e XLS transformou mais de 120 aeronaves desde sua certificação, em 2019, trazendo benefícios tecnológicos e financeiros significativos para operadoras em todo o mundo. Esperamos expandir este programa para incluir o Citation XLS+ e o XLS Gen2, trazendo as mesmas capacidades aviônicas avançadas e custos operacionais mais baixos para mais Citation na frota”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin.

Segundo a nota de divulgação da Garmin, a suíte aviônica integrada G5000 para os Citation XLS+ e o XLS Gen2 terá três telas de informação de vôo orientadas em linha – na disposição de paisagem (landscape) – com capacidade de tela dividida, um recurso que permite pilotos visualizar simultaneamente cartas aeronáuticas, a navegação georreferenciada, listas de verificação (check-lists), informações dos sistemas TAWS e TCAS, informações do plano de vôo (rota programada) e de meteorologia. Dois controladores com recurso touchscreen (tela sensível ao toque) intuitivos servem como interface do piloto para plataforma de vôo e contribuem para a facilidade de operação e transição perfeita entre as várias páginas funcionais. Novidade no G5000 para “XLS”+ e “XLS Gen2”, dois instrumentos eletrônicos de vôo (ADI) GI 275 podem ser usados como instrumento reserva, cada um com uma bateria de backup de 60 minutos. A instalação da suíte G5000 no Citation XLS+ e XLS Gen2 inclui um Sistema de Controle Automático de Vôo (AFCS – Automatic Flight Control System) totalmente digital, oferecendo desempenho preciso em todo o envelope de vôo da aeronave, servindo de apoio para os tripulantes no gerenciamento de performance e de velocidade. A suíte também é dotada do Modo de Descida de Emergência (EDM – Emergency Descent Mode) como recurso padrão; no caso de despressurização da cabine, para prevenção de situações de hipóxia, o EDM é capaz de descer automaticamente a aeronave até uma altitude predefinida sem intervenção dos pilotos. A proteção de baixa velocidade (USP – Underspeed Protection) permite que o piloto-automático auxilie no gerenciamento da velocidade indicada.

A Tecnologia de Visão Sintética (ST – Synthetic Vision Technology) foi atualizada para incluir uma visão exocêntrica tridimensional (3D) do ambiente de aeródromo (em solo) para auxiliar na consciência situacional durante o taxiamento. A SVT também exibe apresentação (contornos) de edifícios em 3D, incluindo hangares, terminais e torres, pistas de táxi, pátios, sinais e outras marcações-sinalizações-referências para ajudar a reduzir evento de incursão de pista, fornecendo melhor consciência situacional durante o táxi pela área de movimentação de aeródromos contidos no banco de dados do aplicativo SafeTaxi. Atualizações significativas ao SVT adicionaram recursos como maior clareza topográfica, limites de água e terreno mais nítidos, exibição aprimorada de obstáculos e linhas de energia, representação aprimorada de pistas e sinais de aeroporto e mais.

Um novo recurso da Garmin, o aplicativo Taxiway Routing permite que a tripulação use o controlador touchscreen para inserir rotas de táxi, que então fornece orientação em cartas de aeródromo em “navegação” 2D ou representações SVT 3D. A tecnologia de monitoramento de pista SurfaceWatch complementa os cálculos de distância de pouso e decolagem (TOLD – Takeoff and Landing Distance) para fornecer indicações e alertas projetados para ajudar a evitar que operação de decolagem e pouso na pista errada, ou numa pista de táxi, ou numa pista muito curta. O recurso também exibe as informações de distância restante da pista no PFD durante a rolagem de pista em decolagem e pouso.

A atualização com a suíte G5000 para Citation XLS+ e XLS Gen2 vem com uma solução de Transmissão de Vigilância Dependente Automática (ADS-B) totalmente integrada que é compatível com DO-260B/TSO C166b e utiliza diversidade de antenas, atendendo todas as exigências globais atuais. Os dados de tráfego do ADS-B IN são analisados pelo sistema ROA – Runway Occupancy Awareness (alerta de ocupação de pista), que alerta a tripulação sobre possível incursão de pista causada por aeronaves aéreas próximas, aeronaves em solo e veículos terrestres.

Os pilotos terão à disposição imagem meteorológica completa usando o radar meteorológico GWX-8000 StormOptix com modo automático, eliminando a necessidade de ajustar manualmente o radar e resultando em uma interpretação mais fácil da condição meteorológica e uma operação mais simplificada. Os recursos do radar meteorológico GWX 8000 StormOptix incluem detecção de granizo e raios, bem como um sistema de alerta preditivo de tesoura de vento.

Tornando o gerenciamento de aeronaves mais fácil para proprietários e operadores de Citation XLS+ e XLS Gen2, o recentemente anunciado sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync, da Garmin, automatizará atualizações de banco de dados, fornecerá status remoto da aeronave em tempo real, e transmitirá automaticamente registros de vôo e dados do motor para arquivo remoto “em nuvem” após o pouso. Com os serviços globais de datalink Connext, as operadoras podem receber cobertura meteorológica mundial por satélite, chamadas de voz, email e mensagens de texto. Além disso, links meteorológicos e de entretenimento de áudio por satélite SiriusXM estão incorporados à atualização. Com suporte FANS-1/A+ e ACARS na atualização do G5000, os proprietários e operadoras dos Citation XLS+ e XLS Gen2 atenderão aos requisitos para voar nas rotas do Atlântico Norte (NATS – North Atlantic Track System). A atualização também suporta CPLDC, como Link 2000+ e FAA DataCom, para operações de terminal e em rota. [EL]


Garmin – suíte aviônica G5000 Cessna Citation Excel/XLS:
https://www.garmin.com/en-US/aviation/G5000-flight-deck-upgrade/