Especialista operacional rastreia série recente de 20 incidentes de sinais falsos/espúrios de satélites em aerovia do Iraque ao longo da fronteira iraniana – e FAA emite um alerta a operadores aéreos sobre “risco de segurança de vôo para operações de aviação civil” à luz do número crescente de ocorrências de sinais de satélites para sistema de navegação falsos ou espúrios, em 06.10.23


No final de setembro, a FAA emitiu um alerta a operadores aéreos sobre “risco de segurança de vôo para operações de aviação civil” à luz do número crescente de ocorrências de sinais de satélites para sistema de navegação falsos ou espúrios ao longo de uma rota aérea através do Iraque ao longo da fronteira iraniana, de acordo com o Ops Group, uma especialista operacional.

No início da última semana de setembro, o Ops Group alertou que havia rastreado incidentes em que sinais falsos de satélites foram transmitidos para cerca de uma dúzia de jatos executivos e aviões que viajavam pela aerovia (superior) UM688, e muitos destes aviões perderam capacidade de navegação.

O Ops Group divulga que, desde então, continua a receber tais reportes – com o número crescendo para 20 situações quase idênticas.

“O impacto das falhas de navegação está a tornar-se mais claro, com um operador quase a entrar no espaço aéreo iraniano sem autorização, e outro por sair requerendo vetores de órgão ATC até o seu destino em Doha”, divulgou o Ops. Group.  

Sinais falsos de satélites ocorridos ao longo de uma ampla faixa da fronteira iraniana
Imagem Ops Group/AIN


Um dos reportes ao Ops Group veio de um jato executivo EMBRAER Legacy 650 voando da Europa para Dubai, informando a perda de sinais de satélites (e da navegação satelital) nos sistemas embarcados da aeronave e dos iPads dos dois pilotos; além disso, a navegação do sistema de referência inercial (IRS – Inertial Reference System) também falhou. Os pilotos perceberam que havia um problema quando “o piloto-automático começou a virar para a esquerda e para a direita, então era óbvio que algo estava errado”, registra o reporte da tripulação do jato EMBRAER. Pouco depois, a tripulação recebeu mensagens de erro. Quando os pilotos solicitaram vetoração por radar (de órgão ATC), o jato estava numa posição 80 MN fora da rota.

Uma tripulação de um jato executivo Bombardier Challenger 604 também solicitou vetores em rota do Iraque para Doha. De acordo com o Ops Group, a tripulação do jato Bombardier detalhou: “Perto do norte de Bagdá [Iraque], algo aconteceu onde devemos ter sofrido os sinais falsos. Perdemos tudo relacionado à navegação, e o IRS indicou que havíamos nos desviado de 70 a 90 milhas”.

O Ops Group enfatizou o risco de segurança com estas falhas, dado que o Irã tem duas grandes bases de mísseis logo depois da fronteira. E embora os incidentes possam ser resolvidos com o apoio de órgão de serviço de controle de tráfego aéreo (ATC), qualquer outro tipo de falha pode tornar a carga de trabalho de tripulação extrema. [EL] – c/ fonte