NBAA expressa preocupação sobre eventos-incidentes de quase-colisão, cuja recente ocorrência destacou a necessidade de maior vigilância de segurança operacional, em 17.10.23


Tendo como pano de fundo vários incidentes, alguns de grande repercussão, o comitê de segurança da NBAA (a associação da aviação executiva do EUA) examinou atentamente as suas principais áreas de foco e atualizou-as para refletir as preocupações da aviação executiva que têm estado sob os “holofotes”, divulga Kerry Lynch, editora da mídia especializada AIN, em artigo postado no dia 14 , intitulado “NBAA Safety Committee address concern over near collisions – ou Comitê de Segurança da NBAA expressa preocupação sobre quase-colisões”.

“Há um reconhecimento significativo de que as coisas não estão indo como esperávamos com base nessas quase-colisões”, disse apara a AIN Doug Carr, vice-presidente sênior de segurança, proteção, sustentabilidade e operações internacionais da NBAA. “Felizmente, temos este sistema de segurança multicamadas que evitou que algumas destas colisões acontecessem … mas há uma quantidade razoável do quase-acontece e isso tem chamado a atenção de todos neste momento”, completou Carr.

Quanto às razões por detrás destes incidentes, Carr disse que acredita que vários fatores desempenham um papel, incluindo uma força de trabalho que está em transição com uma onda de reformas que ocorreu durante a pandemia. “Toda essa experiência foi embora e não tivemos necessariamente uma boa transição desse conhecimento para aqueles que viriam depois deles”, sustentou Carr.

Além disso, Carr acrescentou que as operações (atividades aéreas) ultrapassaram os níveis pré-pandemia. “O sistema em si está sendo totalmente utilizado, o que não é necessariamente uma coisa ruim. Ele foi projetado para lidar com tudo isso. Mas combine uma força de trabalho com talvez menos experiência total com um sistema que está agora a operar próximo da sua capacidade e, em alguns casos, com a falta de recursos suficientes para o gerir de forma eficaz”, argumentou Carr. “Acho que há um amplo reconhecimento de que estamos enfrentando os efeitos aditivos dos desafios [decorrentes da pandemia]. Precisamos encontrar uma maneira de fechar [essas lacunas] e fazer com que o risco do nosso sistema volte aos níveis históricos com base na experiência, na força de trabalho e nos níveis de treinamento aos quais estamos acostumados”, completou Carr da sua avaliação.

Embora tenham recebido atenção significativa da mídia, os incidentes também capturaram o escrutínio do Congresso, da FAA e da própria indústria, destacou Lynch.

Carr observou que a FAA reuniu a indústria no início deste ano para um primeiro seminário de segurança abrangente em mais de uma década. Carr chamou esta medida de “emblemática … refletindo o estado do sistema”.

Embora ele reconheça que a maioria tenha uma boa noção de alguns dos problemas, Carr disse que a questão é “como podemos listá-los e como podemos resolvê-los? Acho que [a mesa redonda] deu à indústria a oportunidade de redobrar a aposta nas áreas que considera ter oportunidade de impactar”, pontuou Carr.

O comitê de segurança da NBAA aproveitou os resultados levantados no seminário e investigou as áreas discutidas. A mudança para atualizar as principais áreas de foco de segurança é resultado dessa investigação. “Faremos algumas mudanças para refletir algumas áreas do Aqui e agora que acreditamos serem importantes”, disse Carr sobre as principais áreas de foco na segurança.

As áreas são abrangentes, compreendendo acidentes evitáveis que envolvem questões como perda de controle e excursões de pista, por fatores operacionais, incluindo a condição de saúde para o serviço e abrangendo saúde mental e força de trabalho, entre outras áreas, e mitigações, como sistemas de gestão de segurança e uso de dados.

Carr enfatizou a importância dos dados na equação de segurança. “Hoje não se pode falar o suficiente sobre o valor dos dados – coletá-los, medi-los, melhorá-los e o que é medido e melhorado”, Carr falou, emendando: “Esperamos mudar a segurança em qualquer uma das áreas de que estamos falando, como perda de controle (LoC), excursão de pista, vôo controlado contra o terreno (CFIT), operações terrestres e imprudências na rampa [pátio]”.

Carr observou que, embora alguns dos problemas estejam presentes na aviação, alguns ocorreram em particular na aviação executiva, como as aproximações circulares. “Só porque você está fazendo uma aproximação circular postergada em um simulador voando de Memphis e JFK [Aeroporto Internacional John F. Kennedy] não significa que você está necessariamente preparado para aproximações circulares no mundo real”, disse Carr. “Há uma oportunidade para o treinamento realmente redobrar os esforços para criar cenários realistas para nossa comunidade”, Carr completou.

Outra área são as operações de único piloto (SP – Single Pilot). Na verdade, esta é uma área tão importante que a NBAA organiza todos os anos um Painel de Segurança de Piloto Único (Single-Pilot Safety Standdown) na véspera da NBAA-BACE. E esse ano não foi diferente.

Ao descrever as atividades em torno da convenção anual NBAA-BACE 2023, Carr disse: “Você verá uma estratégia de segurança que parecerá familiar, mas com uma ênfase renovada nas questões do dia”.

O painel de segurança é dedicado a questões que os proprietários-operadores e tripulantes de operação Single Pilot enfrentam e apresenta especialistas discutindo perda de controle (LoC), vôo controlado contra o terreno (CFIT) e “todas as coisas que vemos dados que nos dizem que são riscos para a comunidade da operação de único piloto”.

Ao longo da convenção (BACE) deste ano, haverá um Fórum Nacional de Segurança, que Carr descreveu como “um evento mais amplo focado na segurança em questões que afetam a todos”.

Durante a semana da convenção acontecem inúmeras sessões sobre tópicos que abrangem áreas como saúde mental de piloto, sistemas de gestão de segurança e outras questões.

Apoiando esses esforços estão funcionários da FAA e do NTSB.

“Então, há conteúdo de segurança todos os dias [na BACE]. Estamos falando sobre onde nosso setor está indo bem, onde temos uma oportunidade de melhorar e o que pode ajudar nessa melhoria, seja por meio das melhores práticas do setor, ferramentas NBAA, serviços de produtos ou outros recursos que possam estar disponíveis”, Carr disse. [EL]