Bombardier celebra 150ª entrega do Global 7500, com a frota do modelo superando 100.000 horas voadas e batendo 20 recordes de distância direta voada desde a entrada em serviço em dez. 2018, e divulga que o programa Global 8000 segue no cronograma, com 150 horas voadas e 1.000 horas de testes em solo, para entrada em serviço no 2S25, em 20.10.23


No primeiro dia da convenção anual da Associação de Aviação Executiva Americana (NBAA), a NBAA-BACE 2023, segunda dia 17, em Las Vegas, a fabricante canadense Bombardier celebrou a entrega de seu 150º jato executivo de ultralongo alcance Global 7500. A aeronave foi entregue a um cliente não revelado em setembro.

Além disso, a fabricante promoveu que frota Global 7500 acumulou 100.000 horas desde a entrada em serviço, em dezembro de 2018. E que a aeronave também estabeleceu 20 recordes de velocidade/distância até o momento, incluindo um vôo de 8.225 MN em outubro de 2019, de Sydney, Austrália, para Detroit, no Michigan, no EUA. A Bombardier afirma que o Global 7500 tem uma taxa de confiabilidade de despacho de 99,8%.

O “7500” apresenta uma “asa flexível suave” que reduz o arrasto, o consumo de combustível e a turbulência; uma cabine de passageiros de quatro zonas com sistema de gerenciamento de cabine Nice Touch, da Lufthansa, assentos executivos individuais de “gravidade zero” Nuage e iluminação de cabine Soleil projetada com tecnologia baseada em ritmo circadiano para combater o jet lag, uma grande cozinha e suíte de tripulação reservada.

Uma versão revisada da aeronave anunciada em 2022, o Global 8000, continua em desenvolvimento e “no cronograma”, segundo a Bombardier, com planos para entrar em serviço no segundo semestre de 2025. O único veículo de teste do programa voou 150 horas até o momento, apoiado por 1.000 horas de testes de aparelhamento em solo.

As dimensões gerais das aeronaves permanecem inalteradas em relação ao Global 7500, e os operadores do “7500” poderão atualizar suas aeronaves para a configuração do Global 8000 por meio de Boletim de Serviço para um processo de modificação e calibração que levará aproximadamente uma semana, de acordo com a Bombardier.

A velocidade máxima do Global 8000 é MACH 0,94 graças a uma mudança de software nos motores GE Passport. Durante os testes de vôo em 2021, a aeronave excedeu MACH 1,0 em um mergulho “raso”. O alcance máximo aumenta em 300 MN, para 8.000 MN, como resultado da otimização do armazenamento de combustível.

O Global 8000 também adiciona filtragem avançada do ar de cabine HEPA.

O CEO da Bombardier, Eric Martel, disse que a fabricante tem mais de 200 “opções de pedido” de grandes operadoras de aeronaves Challenger e Global, com os modelos Global 7500 e 8000 respondendo por quase metade do total. Martel disse que  Bombardier “estabeleceu uma base sólida para o seu futuro”, acrescentando que a fabricante ora não tem planos de vender quaisquer ativos adicionais para pagar dívidas.

A Bombardier se desfez de suas divisões de vagões ferroviários, aeroestruturas, jatos e turboélices do transporte comercial nos últimos anos e agora é uma fabricante “pura player” de jatos executivos.

“Estamos em um bom caminho. Temos reduzido a dívida em mais da metade até agora e ainda temos um pouco de trabalho a fazer, mas acho que [estamos indo] na direção certa”, falou Martel.

O executivo ainda disse que a Bombardier estava mantendo a orientação de receita anual para 2023 de US$ 7,63 bilhões, acima dos US$ 6,9 bilhões em 2022. A Bombardier também pagou US$ 1,1 bilhão de sua dívida pendente, mas ainda tinha US$ 6 bilhões em dívidas de longo prazo restantes no final do ano passado. A fabricante teve uma perda de US$ 128 milhões com operações contínuas em 2022. A Moody’s atualmente classifica a dívida da Bombardier em “B2” ou estável.

A Bombardier adicionou 1.100 funcionários desde o final de 2022 e sua força de trabalho é atualmente de 17.000 pessoas.

Nesta semana, da NBAA-BACE 2023, a Bombardier também está apresentando e divulgando seu programa de revenda de aeronaves usadas chamado Certified Pre-Owned (CPO) e discutindo o programa aprimorado de suporte a produtos Smart Services Elite.

Paul Sislian, vice-presidente executivo de suporte e estratégia de pós-venda da Bombardier, disse que as aeronaves que passam pelo processo de CPO são vendidas em média 10% acima do valor da plataforma de avaliação e negócios Blue Book e vendem 40% mais rápido do que aquelas que não o fazem. A Bombardier oferecerá aeronaves adquiridas no mercado aeronaves usadas para o programa e também as oferecerá aeronaves Learjet, Challenger e Global de propriedade de clientes.

O programa de renovação CPO inclui uma atualização completa da cabine com novos produtos leves, eletrônicos e conectividade. “O cliente sente como se estivesse entrando em uma nova aeronave”, disse Sislian. O processo também inclui todas as atualizações de boletins de serviço aplicáveis e uma garantia de um ano que inclui cobertura contra corrosão e registro de peças inteligentes da Bombardier para o cliente. “É total tranquilidade”, disse Sislian.

Um jato Challenger 300 de 10 anos que passou pelo processo está em exibição estática nesta semana na NBAA-BACE 2023.

Sislian chamou o novo plano de manutenção Smart Services Elite, da Bombardier, de “o programa de custo por hora mais abrangente do mercado, exceto nenhum”, que consolida o atual programa Smart Services em uma única oferta com uma única fatura que “elimina toda a confusão” dos planos orientados por menu . “Tornamos o programa mais fácil”, sumarizou Sislian. [EL] – c/ fonte