Honeywell Aerospace introduz opção de recurso de aproximação visual com guiagem (orientada – “guiada”) no sistema de gerenciamento de vôo (FMS), visando especialmente a aviação executiva, em 20.10.23


A Honeywell Aerospace introduziu uma opção de recurso de aproximação visual com guiagem (orientada – “guiada”) no sistema de gerenciamento de vôo (FMS), com status standalone (independente – autônomo), como parte de seus serviços de assinatura de banco de dados de navegação. Anteriormente, o recurso-auxílio estava disponível apenas como parte da assinatura mais ampla de operação RNP-AR (Required Navigation Performance-Authorization Required – Autorização Requerida-Desempenho de Navegação Requerida). A opção destina-se especificamente ao setor da aviação executiva.

O módulo permite que o FMS gere procedimentos de navegação lateral e vertical (LNAV/VNAV) para trajetórias de aproximação mais consistentes e estabilizadas para pistas corretas. Isso torna o vôo na aproximação mais confortável para os passageiros e reduz a carga de trabalho do piloto, mas principalmente aumenta significativamente a segurança de fazer aproximações visuais em condições “desafiadoras”.

As aproximações visuais são comuns em condição de meteorologia favorável, exigindo que o piloto manobre visualmente a aeronave na trajetória de aproximação e pista, enquanto mantém separação do terreno e do tráfego. Em determinadas condições, isto pode tornar-se um desafio, aumentando o risco de uma aproximação desestabilizada que resulte na aterrissagem da aeronave demasiadamente rápida ou afastada da pista. Isso, por sua vez, pode levar à perda de controle ou à saída da pista. Existe também o perigo de um piloto se aproximar da pista errada – e potencialmente muito mais curta – em um grande aeroporto ou aeródromo próximo. [EL] – c/ fonte