Honeywell prevê 8.500 entregas de novos jatos executivos na próxima década, em 22.10.23


Em artigo postado no dia 15, o editor sênior da mídia AIN Curt Epstein aborda a projeção do mercado de aeronaves da aviação executivas pela fabricante Honeywell Aerospace contidas no seu reporte global anual, o Global Business Aviation Outlook – edição 32ª. O artigo de Epstein tem título “Honeywell forecast sees strong appetite for bizjets – The OEM sees 8.500 new business jet deliveries over the next decade” (Previsão da Honeywell mostra um forte apetite por jatos executivos – a fabricante vê 8.500 entregas de novos jatos executivos na próxima década).

Conforme o título, Epstein escreve que o mercado de aviação executiva poderá ver até 8.500 entregas de jatos novos no valor de US$ 278 bilhões na próxima década, de acordo com os resultados da 32ª edição anual Global Business Aviation Outlook, da Honeywell Aerospace.

Divulgado no dia 15 (domingo), ante-véspera da convenção anual da aviação executiva americana – a NBAA-BACE 2023 -, promovida pela associação americana de aviação executiva NBAA, a Honeywell projeta entregas de 730 jatos executivos no valor de US$ 23 bilhões neste ano, enquanto em 2024 prevê um aumento de 10% nas entregas, ultrapassando a marca de 800 entregas-ano pela primeira vez desde 2019. No período 10 anos, a Honeywell prevê mais de 800 entregas por ano até 2031, quando a indústria poderá mais uma vez ultrapassar o patamar de 900 entregas-ano.

“Nossa indústria está em ascensão”, disse Heath Patrick, presidente da divisão de pós-venda das Américas da Honeywell Aerospace. “As operadoras estão demonstrando confiança nos planos de expansão de suas frotas em um ritmo mais rápido do que em qualquer momento da década anterior”, falou Patrick. Ele citou planos recentes de operadores de compartilhamento (aeronaves compartilhadas) para aumentar suas frotas em várias centenas de aeronaves, o terceiro ano consecutivo de crescimento nessa área. “Além disso, os novos usuários na aviação executiva aumentaram a demanda em 500 aeronaves e 6% mais vôos nos próximos 10 anos. Isto, juntamente com os aumentos esperados de dois dígitos nas entregas de turbofan em 2023 e 2024, mostra o compromisso da nossa indústria em atender à crescente demanda”, falou Patrick.

A pesquisa anual de operador da empresa – da qual a de mercado deriva em parte – mostrou que os planos de compra de cinco anos para novos jatos executivos aumentaram dois pontos percentuais em relação ao ano passado, ultrapassando o nível pré-Covid 2019, e são equivalentes a quase 20% da frota em serviço.

Por região, nas projeções a América do Norte responderá por 64% das entregas de novos jatos na primeira metade da década, uma participação que está no mesmo nível da previsão publicada no ano passado e que é impulsionada por 90% dos entrevistados norte-americanos que acreditam que a economia pelo menos permanecerá igualar ou melhorar – tornando-a a região com o mais alto grau de otimismo.

Nas projeções a Europa responderá por 14% das entregas de novos jatos, uma redução de 1% da previsão publicada no ano passado, com participação impulsionada pela incerteza econômica e pelas crescentes questões de sustentabilidade.

A previsão é que a região Ásia-Pacífico (APAC) capture 11% do total de entregas de novos jatos até 2028, um ponto acima da previsão publicada no ano passado.

“Nos últimos dois anos, assistimos a um aumento da atividade, especialmente nos operadores de frota, mesmo fora da China”, observou Javier Jimenez Serrano, gestor de estratégia e pesquisa de mercado com relação Aparelho ortodôntico mercado APAC. “Não veremos um grande crescimento vindo da China, mas finalmente estamos vendo que a demanda e o uso aparecem aqui na demanda por novos jatos”.

As operadoras da região APAC têm a segunda maior taxa de crescimento de utilização em 2023, atrás apenas do Oriente Médio, que deverá capturar 6% das entregas de cinco anos, um aumento de dois pontos em relação à previsão do ano passado.

A projeção para a América Latina caiu dois pontos em relação ao ano passado, para 5% das entregas. Quase 70% dos entrevistados deste ano na região latino-americana acreditam que as condições econômicas locais permanecerão as mesmas ou terão piora ao longo dos próximos anos, tornando-o o mais pessimista dos grupos geográficos.

A projeção para o Oriente Médio e África é de uma participação de 6% das entregas de novos jatos.

Embora o número de entregas previstas para a próxima década tenha permanecido o mesmo da projeção do ano passado, os analistas da Honeywell isolaram 500 aeronaves como o impacto do “novo usuário” resultante da pandemia de Covid. “Há uma lacuna entre o que o mundo precisaria entre 2020 e 2022 e o que a indústria entregou”, explicou Serrano para a AIN, acrescentando que o déficit se deveu à escassez da cadeia de suprimentos.

“Agora sabemos que não houve queda na demanda, houve queda na oferta, então nos próximos anos temos que recuperar o atraso. Os atrasos podem não estar aumentando na mesma proporção de 2022, mas não vão desaparecer, também não estamos vendo cancelamentos. Depois que as coisas se acalmarem, depois de somar o total pré-Covid e o total do novo, é aí que obtemos os 500. Eles não são novos versus o ano passado, apenas conseguimos identificá-los”, disse Serrano.

Durante a próxima década, espera-se que as entregas e dispêndios de novos jatos executivos cresçam a uma taxa anual de 2%, em linha com o crescimento econômico global esperado.

Enquanto no topo (na ponta), o segmento de ultra-longo alcance representará quase 69% do montante no dispêndio por novas aeronaves nos próximos cinco anos. “Fico pensando que grande parte do crescimento e do valor da indústria está nesses ativos de mais de US$ 80 milhões”, disse Serrano. “No entanto, continuamos monitorando indicadores como as mudanças nos preços de tabela, e vimos esses preços de tabela aumentarem, não os vimos permanecer constantes ou diminuir, então isso é uma indicação de que há uma demanda saudável e que não está desaparecendo”, Serrano completou.

Serrano também notou alguma melhora numa categoria inferior. “Eu diria que, neste ano, o segmento médio aumentou alguns pontos percentuais, tirando esses pontos percentuais dos jatos de ponta”, disse Serrano, para emendar: “Estamos particularmente entusiasmados porque é onde a Honeywell tem o motor [turbofan] HTF”.

A pesquisa da Honeywell também indicou que os planos quinquenais de compra de jatos usados totalizam 27% da frota atual, um ponto percentual abaixo do resultado da previsão do ano passado. Após a demanda recorde por aeronaves usadas nos últimos dois anos, o estoque de usados está aumentando lentamente à medida que o mercado se normaliza.

A atividade de vôo acumulada no ano diminuiu em relação a 2022 e a previsão é de uma redução de 4% no ano. Isso se deve a fatores mistos como inflação e a recuperação contínua dos horários das companhias aéreas (transporte comercial regular).

No entanto, de acordo com os resultados da pesquisa, quase dois terços (2/3, ou 67%) dos entrevistados indicaram que esperam voar a mesma quantidade que voaram em 2023, enquanto 29 por cento responderam que esperam voar mais no próximo ano.

“Isso é uma boa notícia porque vimos a atividade de vôo cair um pouco em 2023 em relação aos máximos de 2022, no entanto, ainda estamos 10 a 12% acima de onde estávamos em 2019”, disse Serrano, acrescentando que a indústria aumentou 6% sobre o que teria sido a demanda projetada sem a interrupção da Covid. “Esses são os novos usuários neste caso da aviação executiva”, Serrano observou.

A pesquisa de mercado da Honeywell deste ano também revelou uma maior consciencialização e interesse na sustentabilidade, com quase 60% dos entrevistados a indicar que estão em vias de implementar pelo menos um método para reduzir a sua “pegada” de carbono, um aumento de 10% em relação ao resultado da pesquisa do ano passado. Entre os operadores, 67% afirmaram que planeiam adotar ou aumentar métodos para operações mais ecológicas no futuro, com 40% listando o uso de combustível de aviação sustentável (SAF) como o caminho mais fácil para atingir esse objetivo. [EL] – c/ fonte