Militares-controladores de tráfego aéreo auxiliam as tripulações das aeronaves da FAB, para fraseologia aeronáutica, durante vôos de resgate de brasileiros de Israel, em 27.10.23


Conforme nota postada no portal do DECEA no dia 16, em meio a uma das maiores missões de repatriação de brasileiros da história da FAB, o DECEA passou a apoiar a ação interministerial, denominada “Operação Voltando em Paz”, com controladores de tráfego aéreo auxiliando tripulações  na fraseologia aeronáutica. Os profissionais de controle de tráfego aéreo passaram a integrar os vôos nas aeronaves KC-30 (Airbus A330) e EMBRAER KC-390 no dia 13 e estarão envolvidos na ajuda humanitária até o encerramento da reintegração dos brasileiros que estão em Israel.

“Devido à complexidade do cenário, que exige da tripulação uma grande coordenação logística e atenção a todos os detalhes de uma missão de repatriação de brasileiros em área de conflito, entendemos que a presença de um controlador de tráfego aéreo com proficiência na língua inglesa reduziria a sobrecarga de trabalho das tripulações. Sendo assim, estes militares passaram a auxiliar diretamente os pilotos na fraseologia aeronáutica, possibilitando a uniformidade das comunicações em voo, com autorizações claras e concisas, o que contribui para a segurança de voo”, explicou o diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Alcides Teixeira Barbacovi.

O primeiro controlador de tráfego aéreo do DECEA a embarcar numa missão de vôo para Tel Aviv, suboficial BCT Alexandre Milton Lima dos Santos, falou sobre o apoio prestado nesta missão. “Estamos presentes na cabine de pilotagem durante todo o trajeto, sempre atentos na comunicação verbal entre o cmte., copiloto e o órgão de controle de tráfego aéreo, principalmente no espaço aéreo internacional. Desta forma, contribuímos para a redução da carga de trabalho dos pilotos, que passam a se concentrar em necessidades mais complexas e urgentes durante o vôo”, explicou o suboficial. O suboficial estava no KC-30 que pousou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada do dia 15 trazendo 215 brasileiros repatriados e 16 pets.