GE Honda Aero Engine conclui segundo teste do turbofan HF-120 com 100% SAF, em 30.10.23
Em post no dia 20, o editor-chefe da mídia AIN Matt Thurber escreveu que a GE Honda Aero Engines, fabricante do motor HF120 para o jato executivo Honda Jet (HJ) HA-420, concluiu um segundo teste do turbofan funcionando com 100% SAF.
Os testes incluíram a avaliação dos efeitos das características de blow-out (ou flame out) – apagamento de chama do motor.
Os testes SAF puros foram conduzidos em Saitama, no Japão, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Aeronáuticos e usaram combustível ATJ-SPK feito de matéria-prima de origem alcoólica. O querosene parafínico sintético de álcool em jato é convertido a partir de álcool proveniente de grãos.
A Honda liderou os testes SAF, e o primeiro teste foi realizado em outubro de 2022 no centro de testes Peebles da GE Aerospace em Ohio, no EUA, usando ésteres hidroprocessados e ácidos graxos-SPK.
“Estamos muito entusiasmados com SAF 100%”, disse o presidente da GE Honda Aero Engines, Mel Solomon, para emendar: “Não vemos nenhum obstáculo [à sua eventual implementação]”.
As empresas controladoras da GE Honda, a GE Aerospace e a Honda, estão participando de um painel de revisão de fabricantes para examinar a segurança do SAF e o desenvolvimento de novos combustíveis e aditivos de combustível.
“As informações coletadas do último teste SAF serão usadas para pesquisa e desenvolvimento de motores aeronáuticos para apoiar atividades relacionadas à padronização internacional de SAF pelo painel de revisão de fabricantes”, divulgou a GE Honda.
“Nosso envolvimento ativo no painel de revisão de fabricantes e a conclusão bem-sucedida de um segundo teste de motor com 100% SAF dentro de 12 meses com uma mistura diferente é uma prova do compromisso da GE Honda em acelerar as soluções certas para a indústria”, disse Solomon.
De acordo com a GE Honda, “a lean blow-out [apagamento por empobrecimento da alimentação] é uma condição na combustão de combustível do motor à turbina a gás durante a qual o suprimento de combustível é diminuído para manter ou reduzir a rotação do motor. No entanto, a combustão pode ser lenta o suficiente para que a chama saia da câmara de combustão e se apague”. [EL] – c/ fonte