Bombardier posta resultados 3T23 com aumento de entregas e receitas, mas prejuízo líquido (mas com maior EBITDA), em 06.11.23


Nessa quinta dia 02, a fabricante canadense Bombardier postou seus resultados trimestrais 3T23, com um salto de 28% na comparação ano x ano na receita (trimestral), na medida do aumento das entregas de suas aeronaves executiva de cabine médio e larga. Mas, a despeito do aumento da receita, a fabricante postou um prejuízo líquido de US$ 37 milhões no trimestre (revertendo lucro de US$ 27 mi registrado em igual período do ano passado), à medida que continua sua “navegação” pela amortização de dívida.

As receitas do trimestre encerrado em 30 de setembro atingiram US$ 1,86 bilhões, em comparação com US$ 1,5 bi (um aumento de 26,7%) um ano antes. As entregas de 31 unidades, por sua vez, aumentaram em seis unidades (25%), compreendendo 16 modelos Challenger (51,6%) e 15 modelos Global (48,4%), ante 12 jatos Challenger (48%) e 13 modelos Global (52%) um ano antes, uma diferença de 4 jatos Challenger (33,3%) e 2 jatos Global (15,4%).

Na teleconferência com analistas mercado dos resultados 3T23, os executivos da Bombardier disseram que, apesar dos desafios da cadeia de fornecimento, a fabricante continua no cronograma para cumprir suas metas do ano 2023 de pelo menos 138 entregas de aeronaves.

“Temos uma boa visão para o quarto trimestre e tudo está pronto para entregar mais de 56 aeronaves, algumas já atrás de nós”, disse o presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel.

O CFO e vice-presidente executivo da Bombardier, Bart Demosky, observou que, em antecipação a esse aumento, a fabricante da aeronave constituiu um estoque de peças durante os primeiros nove meses, à medida em que avançava na cadeia de suprimentos.

“Quando você olha para o que está acontecendo em toda a indústria, você não ficará surpreso ao me ouvir dizer que a cadeia de fornecimento continua a exercer uma pressão considerável sobre a nossa operação”, admitiu Martel. Mas embora a base da cadeia de suprimento ainda esteja a sofrer perturbações, a Bombardier criou uma equipe para detectar esses problemas desde o início. “Nossa equipe é muito ágil e capaz de reagir para identificar problemas antes que eles se agravem”, afirmou Martel, para emendar: “Graças a sua proatividade, temos tido muito sucesso em mitigar desafios e manter nossa projeção de entrega no caminho certo”.

Os executivos da Bombardier também ficaram animados com o fato de que, apesar do aumento nas entregas, a fabricante conseguiu manter uma relação book-to-bill de 1,1:1, com a carteira de pedidos se estabilizando em US$ 14,7 bilhões, em comparação com US$ 14,6 bilhões no início do ano.

Demosky disse que a Bombardier tem um pipeline (uma linha de produtos) de 18 a 24 meses em toda o seu portfólio, incluindo seu modelo top de linha o jato cabine larga de ultralongo alcance Global 7500, que recentemente atingiu o marco de 150 entregas.

Martel também se disse motivado com o pipeline (frente) de atividades para pedidos futuros à medida que o quarto trimestre continua e disse que este pipeline abrange uma base diversificada, incluindo possíveis acordos de frota e/ou defesa.

Embora as entregas e receitas de aeronaves novas tenham aumentado, também aumentaram as receitas do negócio do mercado de pós-venda, uma vez que a Bombardier continua a beneficiar da extensa expansão da sua rede de serviços interna. O mercado de reposição foi responsável por US$ 414 milhões em receitas, um aumento de 11%.

Além de creditar a expansão da capacidade, Martel observou que as horas de vôo, especialmente entre os seus operadores de frota, aumentaram, gerando necessidade de mais manutenção.

Quanto à rentabilidade, a Bombardier viu o seu EBITDA ajustado aumentar em 36%, para US$ 285 milhões. Embora registre um prejuízo líquido no terceiro trimestre, a Bombardier permanece no lado positivo, com um lucro líquido acumulado no ano de US$ 230 mi, em comparação com um prejuízo de US$ 389 mi nos primeiros nove meses de 2022.

“Os resultados do terceiro trimestre da Bombardier são nada menos que impressionantes, quer você observe as margens, a geração de caixa, as receitas gerais, a atividade de pedidos e muito mais”, disse Martel. “Quando reformulamos a Bombardier, decidimos construir um negócio resiliente que funcionasse em qualquer mercado. Hoje, nossos resultados demonstram que estamos lá”, finalizou Martel. [EL] – c/ fontes