Honda Aircraft ‘rebatiza’ Honda Jet 2600 Concept para Honda Jet Echelon, em 06.11.23


No dia 16 de outubro, antecedendo a feira de aviação executiva americana promovida pela NBAA (NBAA-BACE 2023), a Honda Aircraft anunciou a nova denominação do seu segundo modelo de jato executivo ora em desenvolvimento; anunciado em 2021 como Honda Jet 2600 Concept, o novo jato leve ganhou a denominação Honda Jet Echelon.

De acordo com a fabricante, o novo nome Echelon significa o seu caminho visionário para nova geração de jatos executivos, elevando eficiência para novos patamares – novas “alturas’ – enquanto entregando conforto e conveniência premium.

Na NBAA-BACE 2023 (entre os dias 17 e 19 de outubro), a Honda Aircraft apresentou uma mockup – uma maquete em escala real – do Honda Jet Echelon junto com um avião Honda Jet Elite II, na primeira vez em que a fabricante apresenta fisicamente, “lado a lado”, os dois modelos que são os ‘pilares’ do portfólio de produtos de aviação executiva da japonesa.

O CEO e presidente da Honda Aircraft, Hideto Yamasaki, promoveu o novo jato executivo HJ: “o Honda Jet Echelon nasceu para criar uma nova categoria que transcende a experiência de viagem em jatos leves convencionais. Expandindo a mobilidade rumo ao céu tem sido o sonho de longa data da Honda, e o Honda Jet Echelon marca um excitante novo capítulo enquanto demonstrando uma clássica história da Honda de um produto que cria novo valor para pessoas”.

O Honda Jet Echelon, anteriormente (em 2021) anunciado como HondaJet 2600 Concept, estabelece um novo paradigma ao oferecer uma experiência de jato de médio porte na categoria de jato leve, promove a Honda Aircraft. O jato foi projetado para ser o primeiro jato leve “monopiloto” (operação single pilot) do mundo com capacidade de vôo transcontinental sem escalas através do EUA. Esta capacidade visa uma redução nos custos operacionais e cria uma experiência de proprietário anteriormente inatingível. Além disso, o design do Honda Jet Echelon incorpora eletrificação e automação de seus sistemas, levando ao aumento das capacidades e redução da carga de trabalho de piloto e maior segurança. De acordo com a fabricante, o conceito de design do Honda Jet Echelon gira em torno de elevar a eficiência das viagens em todos os aspectos para cumprir missões e oferecer uma experiência normalmente reservada para aeronaves maiores. O Honda Jet Echelon está preparado para oferecer eficiência de combustível incomparável por meio de inovações aerodinâmicas para superar os jatos leves convencionais em missões típicas em até 20% e os jatos de médio porte em mais de 40%.

Como uma adição premium à Família Honda Jet, o Echelon também apresentará um foco holístico na experiência de cabine, abrangendo espaço, conforto e produtividade.

Em 13 de junho, a Honda Aircraft Company anunciou sua decisão de “comercializar” o Honda Jet Echelon, ie, colocar o modelo no mercado com produção seriada, juntamente com a identificação dos principais fornecedores.

O desenvolvimento do programa HondaJet Echelon está bem encaminhado, tendo concluído vários marcos importantes:

  • instalação do primeiro banco de testes estruturais foi concluída no quarto trimestre de 2021
  • finalização bem-sucedida do projeto conceitual e conclusão da Revisão Preliminar do Projeto (PDR – Preliminary Design Review) da aeronave;
  • cerimônia oficial de inicialização do ASITF – Advanced Systems Integration Test Facility (unidade de testes de integração de sistemas avançada) do Echelon na sede mundial da fabricante em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA), em 30 de agosto de 2023; e,
  • projeto detalhado (detailed design) da aeronave devidamente encaminhado, visando uma Revisão Crítica de Projeto (CDR – Critical Design Review) em nível de aeronave no verão de 2024, com fabricação selecionada de longo prazo já em andamento.

A produção do Honda Jet Echelon ocorrerá nas instalações existentes das dependências de montagem da Honda Aircraft Company em sua sede global em Greensboro. Os primeiros processos de produção estão programados para começar em 2024. O primeiro vôo está planejado para 2026, seguido pela certificação Tipo prevista para 2028.

Especificações básicas – metas de performance:
– capacidade para 11 ocupantes – 10 passageiros e um piloto, ou nove passageiros e dois pilotos
– alcance pela regra NBAA-IFR de 2.625 MN com POB 5
– velocidade de cruzeiro máxima de 450 KTAS, altitude de cruzeiro máxima FL470
– motorização Williams International FJ44-4C, aviônica Garmin G3000

Folder:
http://hondajet.com/HondaJetEchelon

Em um esforço para criar uma sociedade sustentável, a Honda Aircraft Company orgulhosamente participou do Compromisso de Sustentabilidade da NBAA-BACE 2023, demonstrando o compromisso de tornar a convenção anual NBAA-BACE um evento mais ecológico. Além disso, a Honda Aircraft Company utilizou o Programa de Reserva e Reivindicação de Combustível de Aviação Sustentável (SAFC – Sustainable Aviation Fuel Book and Claim) para seus vôos de traslado de/para NBAA-BACE para promover a implantação do SAF e apoiar o compromisso da indústria com a neutralidade de carbono. [EL]