NBAA forma grupo de segurança de pista, que vai explorar eventos de incursão de pista recentes e outros, em 15.11.23


A NBAA estabeleceu um novo grupo de trabalho dedicado a incidentes de pista e de superfície para explorar as ocorrências recentes de incursão de pista e outras.

Nesta semana, em depoimento apresentado a uma audiência do Comitê de Comércio do Senado sobre “Abordando quase colisões/aproximação excessiva para melhorar a segurança da aviação” (“Addressing Close calls to improve Aviation Safety”), o presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen, disse que o grupo de trabalho de segurança de pista e superfície reunirá especialistas de todo o setor.

“Embora a comunidade da aviação executiva tenha construído um histórico de segurança impressionante, houve alguns incidentes recentes que exigem revisão e resposta completas”, disse Bolen para o comitê.

A mudança ocorre no momento em que vários incidentes de alto perfil chamam a atenção em todo o setor.

A vice-administradora da FAA, Kathryn Thomson, disse aos participantes da NBAA-BACE, no mês passado, que a indústria da aviação tinha visto alguns “quase-colisões [perdas de separação – aproximações excessivas] muito sérias” neste ano e, embora não tenha havido um aumento geral em relação ao ano passado, “nos lembrou de quão importante o foco na segurança é”.

Isso resultou numa convocação geral para discutir uma série de oportunidades e desafios para aumentar a conscientização e aproveitar os recursos disponíveis, a fim de impulsionar a melhoria contínua na segurança.

Um dos eventos mais recentes foi uma colisão em solo de fato em outubro. A tripulação de um jato Raytheon Hawker 850 não seguiu as instruções do controle de tráfego aéreo no Aeroporto Hobby, em Houston, no Texas (EUA) e atingiu um jato Cessna Citation Mustang pousando numa pista transversal.

Em agosto, um Cessna Citation XLS acabou sobrevoando um Boeing 737 da Southwest Airlines a cerca de 100 pés no Aeroporto Internacional de San Diego, na Califórnia (EUA). Os controladores liberaram o avião para fazer alinhar e aguardar, mantendo posição, na pista 27, ao mesmo tempo em que informaram que o tráfego do Citation estava numa Final de 8 km (4,3 MN) e liberado para pousar.

O NTSB publicou, em agosto, um relatório final de um evento em fevereiro concluindo que, apesar de reconhecer as instruções do controlador (de Torre) para alinhar e aguardar (manter posição) numa cabeceira, tripulação de uma Learjet 60 decolou sem autorização e causou uma quase colisão com um jato do transporte comercial EMBRAER E190 em pouso.

No seu depoimento, Bolen destacou o amplo apoio da FAA, do NTSB, da NATCA (National Air Traffic Controllers Association – associação nacional de controladores de tráfego aéreo) e outras entidades interessadas para apoiar um foco de toda a indústria na vigilância de segurança.

“A aviação geral tem um papel importante a desempenhar na definição do futuro da segurança da aviação, em parte porque é o campo de provas para a indústria”, disse Bolen. “A aviação geral é onde a aviação nasceu e é o ponto de entrada para muitos na comunidade … Levamos esta responsabilidade a sério”, completou Bolen.

A NBAA tem trabalhado para aumentar a conscientização e desenvolver recursos sobre o assunto, Bolen falou. Além disso, a associação pretende abordar eventos de excursão de pista, acrescentou Bolen.

Divulgação da NBAA
Em nota postada no mesmo dia 09, a NBAA divulgou a sua participação em audiência no Senado, representada pelo seu presidente e CEO Ed Bolen.

Conforme nota, em depoimento escrito apresentado como parte de uma audiência no Senado, o presidente e CEO da NBAA destacou a abordagem abrangente e de longa data da comunidade da aviação executiva à segurança da aviação e apontou para um novo grupo de trabalho específico da NBAA, focado especificamente em incidentes de pista e superfície.

“Temos o prazer de anunciar que a NBAA está formando um Grupo de Trabalho de Segurança de Pistas e Superfícies que reunirá especialistas de nossos comitês e de toda a indústria para abordar incidentes e incursões recentes nas pistas”, disse Bolen.

A formação do grupo pretende basear-se em décadas de experiência adquirida com o trabalho da NBAA, dos seus comitês e da alargada gama de membros da associação, em conjunto com agências governamentais e especialistas de diversas profissões, para manter um foco holístico na segurança da aviação.

O depoimento de Bolen foi oferecido como parte da audiência, realizada pelo Subcomitê de Segurança, Operações e Inovação da Comissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado. A audiência foi intitulada “Addressing Close Calls to improve Aviation Safety”, ou “Abordando quase colisões para melhorar a segurança da aviação”.

O novo Grupo de Segurança de Pista e Superfície da NBAA contribui para a abordagem interdisciplinar que a associação e seus membros adotam há muito tempo para coletar as causas subjacentes dos acidentes e aplicar os aprendizados para evitar acidentes futuros. O grupo de trabalho incluirá representantes de vários comitês permanentes da NBAA.

O trabalho para aplicar cenários e dados do mundo real para melhorias de segurança resultou na produção de uma série de ferramentas da NBAA que servem como fontes autorizadas em questões que vão desde a segurança a bordo até a segurança em hangares e em solo, até fatores humanos e outros elementos-chave na a equação segurança da aviação.

A NBAA também produz uma lista das principais áreas de foco em segurança a cada dois anos e administra um Programa de Certificação de Gerente de Segurança de Aviação Executiva para operadores que demonstram liderança nas melhores práticas de segurança no solo e no ar.

No seu depoimento, Bolen elogiou os líderes governamentais, juntamente com a Administração Federal de Aviação (FAA), o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), a Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo (NATCA) e outras organizações interessadas por apoiarem um foco de toda a indústria na vigilância de segurança.

“Desde que a NBAA foi fundada em 1947, temos a intenção de desenvolver parcerias com líderes governamentais e outras partes interessadas” na priorização da segurança, disse Bolen. “A NBAA continuará a se envolver com nossos membros e outras partes interessadas para melhorar continuamente a segurança da aviação”, completou Bolen. [EL]


Depoimento do presidente e CEO da NBAA Ed Bolen para audiência do Subcomitê de Segurança, Operações e Inovação da Comissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado – 09/11/2023:
https://nbaa.org/wp-content/uploads/advocacy/testimony-archives/20231109-NBAA-Statement-Senate-Addressing-Close-Calls.pdf